sexta-feira, 21 de abril de 2017

Pergunta de Leitora - Rumo à Independência




Hoje tenho 23 anos e sempre tive problemas com meus pais. Meu pai largou a família quando eu tinha 12 anos e nunca mais quis saber de nós. Tem outra família e filhos. Fiquei sozinha com minha mãe e ela é uma pessoa muito para baixo. Está sempre depressiva e muitos falam, na minha família, que foi por isso que meu pai a largou. Não me dou bem com minha mãe, brigamos demais. Ainda moro com ela. Com meu pai tenho pouquíssimo contato e sei que ele é um homem bem alegre e feliz. O único problema é que a mulher dele não gosta de mim e por isso mesmo, para não causar problemas para meu pai eu permaneço longe dele. Só que estou perdida com minha mãe. Ela se intromete muito na minha vida, não me deixa ter amigos e sair e não sei se vou ser feliz com ela. Mas o que devo fazer? Ela é completamente sozinha.

            Você se sente responsável pela sua mãe. Com a saída do seu pai da família e com a atitude mais passiva de sua mãe você se encontrou na posição de ter que cuidar dela. Entretanto, isso vem te pesando e agora não sabe o que fazer. Desde uma idade muito precoce você foi jogada para se virar sozinha com seus conteúdos e com os da sua mãe.
            Sua mãe, pelo que você diz, é uma pessoa depressiva. Provavelmente já o era antes da separação e continuou ou até mesmo se agravou após o fim do casamento. Você ficou com uma mãe que demandava e ainda demanda grandes cuidados e que se coloca como não capaz de cuidar de si mesma. Uma mãe que nunca pôde ter lhe servido como modelo de uma pessoa que pudesse se refazer e continuar procurando pela vida. Pelo contrário, tem o modelo de uma mulher enfraquecida e que não consegue reagir. Ter ficado com sua mãe, sem ninguém para te mostrar outro lado da vida, deve ter sido demais para você digerir.
            Já seu pai lhe abandonou. Ele é feliz, alegre, o que indica certa capacidade para poder viver melhor, mas o que ele lhe fez foi te abandonar. Arrumou uma mulher que não gosta de você e nunca se fez presente na sua vida. Seu pai tem todo o direito de viver bem e se o casamento com sua mãe não estava mais funcionando ele poderia ter se separado, mas isso não implica em abandonar a filha e o que ele lhe fez foi egoísta. Tão egoísta que talvez ele lhe permite pensar que é melhor você deixa-lo em paz para não atrapalhar a vida dele. Ele não abandonou só a sua mãe, mas você também.
            Hoje o que você necessita é criar modelos novos internamente. Modelos estes que lhe permitam viver a sua vida. Ajudar a sua mãe é uma coisa, carrega-la é outra e você necessita conseguir diferenciar entre essas duas coisas. Porque sem essa distinção fica fadada à impotência, que é justamente o modelo da sua mãe. Não se trata de abandoná-la, que é o modelo do seu pai, mas de poder viver a sua vida de forma mais justa, sem que você tenha que carregar tanto peso. Sua mãe terá que entender e aprender a aceitar uma filha independente. Enfim, é você se tornar uma pessoa adulta, o que nenhum dos seus pais realmente são. Eles fogem de suas reponsabilidades, que é eles cuidarem de suas escolhas e consequências. Você pode e deve pegar outro rumo. Já considerou fazer análise para descobrir e desenvolver sua força?

Nenhum comentário:

Postar um comentário