segunda-feira, 10 de abril de 2017

O Gozo pela Dor do Outro




            Já repararam como vende muito aqueles jornais dedicados às notícias de truculência? E aqueles programas de televisão que mostram a desgraça alheia que têm sempre telespectadores fieis? Pois é, é fato que a maior parte das pessoas adoram uma notícia sensacionalista e quanto mais detalhes bizarros e grotescos melhor. Por que será assim?
            A vida é dura, cheia de muitas frustrações e sofrimentos. É assim para todos e para grande parte das pessoas é ruim imaginar que a vida do outro é melhor, pois é verdadeiro que quando comparamos nossas dificuldades com outras pessoas tendemos a achar que as nossas são sempre piores e mais dolorosas. Então, se temos o hábito de dar mais peso às nossas dores criamos a fantasia de que a vida dos outros é tudo muito mais fácil e agradável. Nessas horas esquecemos a realidade e imaginamos que nossos vizinhos têm a vida que pedimos aos céus e ao fazer isso agravamos ainda mais nossos sofrimentos já que nos sentimos em desvantagem. Portanto, para quem está sofrendo é sempre prazeroso ver que muitas outras pessoas também estão mal ou até pior.
            Assim, diante da abundância de notícias trágicas e sensacionalistas a pessoa que sofre no seu dia a dia encontra certo alívio. Afinal, essa pessoa pode pensar, se a vida está dura para mim poderia ser bem pior como a dessas pessoas noticiadas. Por incrível que pareça muita gente sente prazer observando a dor e sofrimento dos outros. O ser humano é mesmo assombroso!
            Veja, por exemplo, quando uma pessoa é atropelada. Muitos rodeiam o acidentado com o objetivo único e simples de observar a cena e nada mais. Não podem ajudar a vítima, nem prestar socorros uteis, porém não arredam pé da cena e a admiram com certo gozo no olhar e nos comentários. É justamente isso, esse alívio que as pessoas estão procurando, já que assim se sentem sortudas por não estar naquela situação. O problema de se depender apenas das tragédias e dores para encontrar alívio é que a pessoa pode se tornar insensível. Torna-se fria e descrente de que possa haver generosidade e atos de amor nesse mundo e isso leva a um processo de desumanização. Chega uma hora que é preciso sair desse gozo primitivo para alçar voos bem mais favoráveis ou em outras palavras é necessário se humanizar para que assim a vida possa se enriquecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário