segunda-feira, 27 de março de 2017

Psicoterapia não resolve Problemas



            Ouço muita gente dizer que psicoterapia não resolve problemas, e sabe o quê? Estão certas!  Não é função da psicoterapia resolver problemas. Aliás, nem seria mesmo possível alguém ou algum forma de terapia solucionar qualquer problema que fosse. Então qual é o objetivo de alguém fazer psicoterapia ou análise que é geralmente um processo demorado e exigente? Quais benefícios obteríamos num tratamento assim?
            Os pacientes quando chegam ao consultório relatam suas dificuldades e geralmente as relacionam com alguma coisa externa a eles. Por exemplo: é sempre a esposa ou o marido, as difíceis relações no trabalho, a impossibilidade de se encontrar parceiros amorosos, não se sentir realizado ou a depressão, bipolaridade, ansiedade desmedida, etc. Muitos pacientes esperam que seus psicoterapeutas saquem sua varinhas mágicas e façam todos os seus problemas sumirem. Mas nenhum psicoterapeuta tem esse poder. Ninguém tem esse poder.
            Mesmo que uma psicoterapia “resolvesse” algum problema mais e mais problemas surgiriam sem parar. Isso ocorre porque é a pessoa que se relaciona consigo e com a vida de uma maneira problemática. É a pessoa que “gera” a maioria das suas adversidades que vive. Por isso de nada adiantaria resolver os problemas externos, por mais desagradáveis que estes sejam, pois se trata de algo interno que vem sendo a fonte que cria tantos desacertos.
            Estar em psicoterapia ou análise, portanto, é aprender a se relacionar de forma mais eficiente com o que sentimos. Muitos, erroneamente, pensam que se analisar é ficar interpretando os sentimentos filosoficamente sem sair do lugar ou ficar relembrando o passado apenas. É totalmente diferente. O passado a gente lembra não para resolvê-lo, mas para evitar repeti-lo no presente. As emoções e sentimentos não são para ficarmos interpretando passivamente, porém para trazer um sentido para o que experimentamos e abrir mão daquilo que não nos serve. A psicoterapia é uma ferramenta, muito boa, que nos ensina a lidar com o que é nosso de uma maneira mais saudável e proveitosa. No fim ela nos faz ser donos de nossa própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário