sexta-feira, 24 de março de 2017

Pergunta de Leitora - Céu e Inferno



Minha vida é infernal. Antes de casar era uma mulher que trabalhava e tinha sonhos e esperanças, mas depois do casamento tudo foi por água abaixo. Meu marido, que estava muito bem empregado, perdeu o trabalho e nunca mais se recuperou totalmente. Hoje ele vive de bicos aqui e ali e é tudo muito instável. A irmã dele que é uma desocupada vive conosco e temos dois filhos pequenos. É muita pessoa para o dinheiro dar conta. A irmã está sempre doente, eu tenho que cuidar da casa e dos filhos e só meu marido que traz dinheiro para cá. Venho percebendo que estou desenvolvendo doenças mentais. Me sinto angustiada sem motivos e fico medrosa muitas vezes. Sair na rua virou um suplício e tenho muito medo de morrer. Não sei como superar tantos problemas e nem sei se acredito que algo possa dar certo na minha vida. Estou 40 quilos mais gorda do que meu peso ideal, amarga e cheia de cinismo e minha vida sexual acabou. Queria uma vida sem problemas, sem lutas, sem dores. Preciso de ajuda.

            A vida pode ser mesmo algo muito duro e até mesmo cruel. Há pessoas que precisam enfrentar inúmeras dificuldades mal amanhece o dia. As questões a serem resolvidas são muitas e os recursos tanto materiais quanto mentais para dar conta das incumbências são poucos.  Aliás, a maior parte da população no mundo vive sob essas tristes condições que ao se acumular podem ir contaminando tudo de bom que a vida também pode oferecer.
            Entretanto, por incrível que pareça, muitas pessoas nessas mesmas condições não se deixam sucumbir, ou seja, não fazem da vida o inferno na terra. É emocionante e gratificador observar que pessoas sob condições tão duras conseguem enfrentar a vida com dignidade e, surpreendentemente, com muito coração aberto. Essa gente encara suas adversidades não com ódio e amargura, mas tentando fazer o melhor possível dentro das possibilidades. Como será que elas conseguem fazer assim quando outras desmoronam como castelo feito com cartas de baralho?
            Obviamente a mente e como ela reage tem uma participação protagonista nesses dois resultados tão diferentes. O que torna a vida um inferno não é em si as agruras e dificuldades que nos surgem, pois destas não temos controles e a vida está repleta. Porém, o que torna a vida infernal é quando nos agarramos à ideia de que a vida tem que ser um paraíso. Se idealizamos a vida, ou melhor dizendo, se alucinamos que a vida tem que ser um perfeito mar de rosas vamos comparar essa alucinação com a realidade e vamos perder. O inferno só existe quando não suportamos viver fora de um paraíso alucinado.
              As suas condições são ruins e precárias. Mas será que não há nada mesmo que você possa fazer? Talvez o que você possa fazer seja um pequeno passo diante dos muitos que você necessita, mas um passo já pode te mudar de posição e é isso o que você precisa. Em vez de se perder imaginando uma vida de fantasia que tal ir à luta fazer o que lhe for possível? Não perca tempo fixada no paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário