sexta-feira, 31 de março de 2017

Pergunta de Leitora - Colo




Não me entendo. Tenho 45 anos e sou casada. Sempre gostei de transar com homens. Mas ultimamente venho sentindo atração por uma amiga minha que é lésbica. Não sei por que isso tem que me acontecer. Eu ando sonhando e imaginando como seria ficar com minha amiga. Tenho vergonha desse desejo e queria que não estivesse acontecendo. Será que sou lésbica, então? Está certo que a relação com meu marido não vai bem. Descobri que ele me traiu e quase nos separamos, fiquei muito humilhada e revoltada com ele, mas o que não entra na minha cabeça é por que então não me senti atraída por outro homem? Nunca tive desejos homossexuais antes. Pensei que isso de ser homossexual fosse bem mais comum nos homens do que nas mulheres. O que me está acontecendo? Preciso de ajuda.

            Há um engano achar que existem mais homens homossexuais do que mulheres. Na verdade o que ocorre é que como o sexo é menos reprimido entre os homens estes acabam por exercer mais a própria sexualidade. Já com as mulheres a história é outra e muitas são educadas a não desejarem ou ao menos não manifestarem seus desejos sexuais. Mesmo na homossexualidade as mulheres são mais inibidas. Mas não há evidencias de que o número de mulheres homossexuais seja menor.
            Outro engano também que se tem com a sexualidade é achar que ela se trata exclusivamente de uma sexualidade hetero ou homossexual. Todos os psicanalistas concordam que a sexualidade humana é muito mais complexa do que gostaríamos de imaginar e que não existem padrões exclusivos, mas que somos todos sexuais, ou seja, que a bissexualidade é muito mais presente do que muitos acreditam. Portanto, não é incomum em alguma fase da vida tanto homens quanto mulheres se sentirem atraídas por e até mesmo ter experiências sexuais com pessoas do mesmo sexo. Geralmente, isso acontece mais no início da juventude, mas não tem data certa.
            Muito mais importante do que saber se você é homossexual ou heterossexual é entender o que está lhe acontecendo sem se julgar e se condenar. Você menciona uma decepção com seu marido onde sua autoestima parece ter sido muito diminuída. Deve ter ficado tão humilhada, mais até do que pode ter percebido, que deve ter te levado a um sentimento de vingança para com os homens. Resultado: você renunciou aos homens.
            Tudo que lhe digo são apenas hipóteses que demandam melhor análise que não cabe nesse espaço. Porém, podem ser pontos relevantes para você refletir sobre o que vem lhe acontecendo. Mas podemos pensar que ao ser enganada por um homem é como se você voltasse ao colo da mãe para curar as feridas abertas. Talvez ao estar com uma mulher você se sinta mais segura. Muitas mulheres e homens se voltam à homossexualidade como defesa e não porque tenham necessariamente essa orientação sexual. Contudo, seja o que for se faz importante que você se trate com respeito e amor e deixe de lado os preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário