sexta-feira, 17 de março de 2017

Pergunta de Leitora - Mapa Interno



Estou passando por uma fase muito difícil. Tenho 23 anos, meus pais estão em crise e vão se separar. Até aí tudo bem. Eles têm que ver o que é melhor para eles. O problema é que tem muita briga e o ambiente é muito ruim e está me afetando. Meu pai me vinculou com minha mãe, então está refletindo em mim a ponto dele achar que devo acordar a hora que for quando ele chega para arrumar janta ou café da manhã. Essa cobrança, essas brigas vêm me perturbando e está prejudicando meu namoro. Acabei sendo estressada com ele, brigando por coisa boba e acabei quase destruindo meu namoro por problemas da minha casa. Eu tô muito mal com isso porque meu namorado sempre está me dando força. Eu me senti uma ingrata pela forma que eu o tratei. Eu pedi para que ele não desistisse de nós. Tivemos uma longa conversa e estamos juntos mas sei que ele está bem chateado devido ao meu comportamento. Eu liguei em uma universidade para fazer aqueles atendimentos gratuitos com psicólogo. Sinto que preciso de ajuda.
Esqueci de falar uma coisa. Meu namorado disse que ele não queria mais continuar que ele achava que não ia valer a pena. Eu pedi muito que ele não terminasse, que eu ia me corrigir. Ele disse que não ia voltar por dó porque ele não tinha a intenção de voltar mais. Ao mesmo tempo que fiquei feliz por ele aceitar fiquei pensando nisso sobre dó. Ele não é de voltar atrás, as vezes usou esse termo para não dar essa impressão, mas o senhor acha mesmo que é por dó?

             Tive que ler e reler seu email várias vezes para conseguir entender e confesso que em muitos pontos ficou confuso. Fiquei pensando sobre isso e talvez seja por aí que você também pode começar a pensar. Sobre o que será que você falou: sobre seus pais? A separação deles? As brigas, o ambiente difícil? A complicada relação com seu pai? Seu desentendimento com seu namorado? Se ele tem ou não dó de você? Do seu medo do fim dessa relação? Enfim, parece que está difícil separar tudo o que está sentindo.
            No entanto, no meio de tanta confusão há luz no fim do túnel. A luz está em você procurar ajuda para começar a pensar sobre a sua vida. Quando você diz que está atrás de ajuda psicológica é porque já se deu conta que está intolerável viver desse jeito e que isso precisa ser transformado. Reconhecer que se precisa de ajuda é ótimo sinal e um passo importante para viver melhor.
            Hoje você está presa por tantas questões, dúvidas e angústias que imperam em sua vida. Há muita mistura entre passado, presente, medos e desejos, de modo que nem você mesma entende o que está acontecendo. Ao falar sobre sua história de vida com alguém que saiba te escutar tem a chance de dar um sentido para todas essas experiências e ir construindo um caminho.
               Os navegadores da antiguidade estabeleciam suas rotas e determinavam suas posições mapeando as estrelas. Elas serviam como guias e referência. Da mesma forma você precisa, e isso pode ser conseguido através da psicoterapia, mapear tudo o que você sente para não ficar perdida. Tenha paciência. O primeiro passo que é procurar ajuda você deu, agora é desbravar os tumultuados mares que há em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário