segunda-feira, 6 de março de 2017

Grama Verde não é só Sorte




            Há um velho ditado que diz que a grama é sempre mais verde no terreno vizinho, mas isso é uma bela mentira, já que a grama só pode ser verde nos lugares onde ela é cuidada de fato. Se o vizinho tem a grama verde é porque pode ter certeza de que ele está se dedicando em podá-la, aguá-la e cuidar para que ela assim fique. Apesar de isso ser óbvio e não ser segredo para ninguém, são muitos os que se esquecem disso e terminam por acreditar que a grama do vizinho é mais verde porque ele tem sorte apenas.
            Frequentemente ao olhar para a vida dos outros e nos compararmos acreditamos que os outros vivem uma vida melhor, mais fácil, mais felizes e sem tantos trancos e tombos. Tendemos a diminuir as dificuldades alheias e se a levamos em consideração sempre achamos que os problemas dos outros são de fácil solução e não chegam aos pés dos nossos que são, sim, extremamente difíceis. Ocorre que quando o problema não é nosso, ou seja, quando não os estamos vivenciando sempre acharemos que são simples. Agora, quando estamos inseridos nos nossos próprios problemas e não conseguimos ver além deles temos certeza de que estamos numa situação bem pior. Só que tudo isso não é verdadeiro, sendo muito mais uma ilusão.
            Quando colocamos a ilusão no lugar da realidade sempre vamos tirar conclusões precipitadas e certamente errôneas. É fácil ver as conquistas e vitórias de outras pessoas, mas nunca vemos o quanto que elas tiveram que batalhar duro para isso. Quando achamos que para os outros as coisas vêm fácil e sem esforço estamos no enganando. Todos têm que batalhar e quem quiser algo de valioso na vida terá que aceitar o trabalho para isso. Assim é para o trabalho, para os relacionamentos de qualidade e para a vida em geral. Quem quer uma vida como um gramado verde e vistoso precisa entender que isso não virá de graça, mas apenas como resultado de toda uma série de decisões, aprendizagens, persistência e paciência. É claro que há também sorte nessa vida, mas o que de fato mantêm um gramado bonito é esforço contínuo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário