sexta-feira, 3 de março de 2017

Pergunta de Leitor - Um Ser Humano




Sou cristão e como tal tenho que seguir determinadas regras que guiam a vida cristã. Não que eu tenha, mas assim é a minha escolha. Hoje tenho 22 anos e nunca namorei e muito menos tive relação sexual. Só se admite vida sexual no cristianismo após haver casamento. Eu entendo tudo isso, mas me sinto um pecador. Não consigo tirar a minha cabeça do sexo e penso em sexo e em mulheres muitas e inúmeras vezes ao dia. Imagino até cenas sexuais com mulheres. Sei que isso tudo está extremamente errado e não queria ser assim, tão mundano. Nunca consegui conversar com o pastor sobre essas coisas que sinto porque não quero que ele pense mal de mim. As vezes eu me masturbo e sei que isso também é pecado e atrapalha meu crescimento espiritual. Não sei mais o que fazer. Estou desesperado. Só penso em sexo, mas estou longe de casar. Queria muito ser casto e ter uma vida casta como manda a bíblia, mas estou mais para pecador do que para santo. Tem hora que odeio sentir desejo sexual. O que posso fazer?

            Você é cristão, mas antes de ser cristão é também humano. Isso não pode ser esquecido. O problema de esquecer esse simples fato é que traz muitas confusões como se só fossemos determinadas coisas e assim negamos a força de elementos que nos pertencem e que precisam ser acolhidos. Estou falando da força da pulsão sexual que não deve jamais ser desprezada, pois quem a despreza despreza na verdade a si mesmo.
            Sendo um jovem de 22 anos é mais do que natural que você tenha desejo sexual. A sexualidade faz parte da natureza e negá-la é o mesmo que negar a própria natureza e isso não temos como fazer sob o risco de causar sérios sofrimentos. Negar a natureza é sempre um tiro fatal. Infelizmente, na religião, que é feita por pessoas, a sexualidade é assunto tabu e muitíssimo mal compreendido. A tendência de muitas pessoas é negarem e desvalorizarem aquilo que não compreendem e temem. Só que o mal que essa atitude traz é incalculável. No entanto, você sente esse mal quando diz que odeia uma parte sua que não tem como ser negada. Uma pessoa que odeia a si mesma não tem como estar bem. Essa atitude não me parece ser cristã.
            No fundo você sabe disso porque teme em falar com o pastor que, nas suas palavras, pode pensar mal de você caso você se abra sobre o que vem sentindo. Você parece não confiar no pastor e preferiu me escrever. Isso diz muito e uma das coisas que isso quer dizer é que você está a procura de outros modelos, outras formas de se relacionar com sua sexualidade que não seja apenas a da condenação. Hoje, você está mais interessado em entender sobre o que a sexualidade te desperta do que em simplesmente condená-la e isso é muito bom.
            Você, também, precisa aprender que castidade é uma coisa e celibato é outra. A castidade tem a ver com a pureza e não com a sexualidade. Ser casto implica em ter auto-respeito, em poder desenvolver amor próprio. Quem não tem amor próprio age de maneira incoerente consigo mesmo e não sabe se preservar inclusive na vida sexual. O que lhe falta é poder conversar sobre todas essas coisas que lhe trazem ansiedades com alguém que não tenha preconceitos e nem uma visão limitada. Em outras palavras, falta-lhe um encontro verdadeiro e humano. Uma análise poderia lhe ser de grande ajuda para poder organizar essa confusão que se passa dentro de você. Que tal se além de cristão você também for um ser humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário