segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sobre a Carência



            O conto de fada João e Maria nos traz duas crianças pequenas abandonadas pelos pais numa floresta porque estes não tinham mais recursos para cuidar e alimentar os filhos. Perdidos num lugar desconhecido e ameaçador as crianças são logo atraídas por uma senhora que em princípio parecia muito atenciosa e boazinha e que lhe promete muitos doces e uma casa. As crianças não pensam duas vezes e seguem a mulher sedutora que na verdade era uma bruxa que tinha intenções cruéis com os pequenos. Apesar da velha alimentá-los, seu propósito era cozinha-los assim que eles tivessem mais cheinhos e quando as crianças descobrem seu vil plano arranjam um jeito de escapar. Essa estória vista pela perspectiva da psicanálise fala sobre a carência e os perigos que amaçam alguém carente.
            Os pais de João e Maria não ter recursos para cuidar dos filhos não precisa, necessariamente, ser entendido apenas como recurso financeiro. Na verdade, não tinham recursos internos e psicológicos para cuidar das crianças que se viam, por sua vez, sozinhos e abandonados. Eram crianças carentes de afeto, de cuidados e que andavam a esmo, perdidos procurando por alguém que lhes fornecessem a atenção que buscavam. A bruxa ao perceber isso, essa falta básica nas crianças, decide se aproveitar utilizando-se da sedução. A bruxa é sedutora, pois promete falsamente em vista de tirar vantagem. Porém, para alguém cair numa promessa sedutora precisa estar carente.
            A carência que aqui me refiro tem a ver com a falta de cuidados básicos em termos afetivos. Uma pessoa que nunca aprendeu a se cuidar internamente também não aprende a se amar. Fica bastante claro perceber que alguém que nunca aprendeu a se amar não tem como se preservar, fica meio que à deriva e por isso mesmo suscetível aos perigos da sedução. Já alguém que foi cuidado, amado e com isso aprendeu a se amar sabe como se preservar e por conseguinte não irá cair em qualquer sedução, pois saberá avaliar melhor os perigos que corre. Essa pessoa que se cuida não estará desesperada por afeto e atenção e assim não será tão impulsiva em corresponder qualquer convite.
            Quantas pessoas não caem no canto da sereia, em muitas seduções baratas, porque nunca aprenderam a se preservar? Há inúmeros exemplos de gente que fazem maus negócios seduzidos pelo lucro fácil e rápido ou que entram em relacionamentos doentios porque tem certeza de que a pessoa com quem está lhe ama realmente mesmo com todas as evidencias contrárias. Enfim, são muitas as seduções existentes para quem está desesperadamente carente. Nesses casos é preciso cuidar da própria carência, construir dentro de si o que faltou. Trabalhoso, sem dúvida, mas só percorrendo esse caminho, de muito trabalho interno, que se pode resolver de forma mais eficaz e satisfatória o estado de carência. Uma pessoa mais bem resolvida em suas faltas básicas internas não cai em estória para boi dormir. Assim que João e Maria aprenderam que não era com a bruxa que iriam satisfazer suas reais necessidades puderam se livrar dela e seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário