sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pergunta de Leitor - Sob Olhares da Censura


Não aguento a casa dos meus pais. Me sinto um estranho, alguém indevido. Ainda faço faculdade e não tenho meu sustento garantido e por isso que moro com eles. Minha mãe é uma louca fanática por religião. Para ela tudo é pecado. Em casa, tirando a porta da frente, nenhuma tem chave, porque ela entra em todos os lugares para ver se ninguém está fazendo nada errado. Nem mesmo o banheiro. Ela teme que eu ou minha irmã esteja se masturbando. Ela várias vezes durante a noite irrompe no meu quarto para vistoriar. Meu pai é apagado. Não fala nada, não faz nada, não reclama nada. Só assiste televisão o dia inteiro. Os dois são aposentados. Tenho vontade de escapar daqui, de sumir. Não posso ter amigos, porque minha mãe diz que ninguém presta, namorar então nem pensar! Preciso de um espaço só meu, de um lugar onde eu possa viver em paz. Minha irmã já está enlouquecendo e ficando igual minha mãe, tanto que até já desistiu de fazer faculdade.

            Talvez esse seja também seu medo: de enlouquecer. Você fala de uma casa que nada tem de lar, mas de uma prisão, algo como um reformatório. Há sanatórios e casas de reeducação que se utilizam do controle e da censura como forma de se vigiar a vida íntima. É que na intimidade e privacidade podemos nos desenvolver.
            Você já viu que muitas faculdades, principalmente as do tempo da ditadura, têm portas em suas salas de aula com um vitrô que permite quem está passando nos corredores observar o que se passa dentro da aula? Isso é chamado de mecanismo pan-óptico, que permite a observação com fins de controle. As faculdades eram vistas como inimigas por pensarem diferentes e promoverem certos questionamentos. Na ditadura as universidades eram controladas de perto.
            Sua mãe controla todos. Ninguém pode ter direito à privacidade. Ela é persecutória, ou seja, perseguida pelas próprias fantasias que por sua vez a levam a tentar controlar quem está a sua volta. A sexualidade, que requer intimidade para ser conhecida e se desenvolver, é tratada com ataques paranoides. Enfim, não é a toa que você queira se ver livre. Ninguém quer estabelecer residência em uma prisão.
            A gente só se desenvolve na intimidade de nossa mente. Sem construir um espaço interno não temos como viver como seres individuados e independentes. Por enquanto você precisa desse lugar para morar de acordo com o que você disse, mas não precisa ser sempre assim e já pode desde já planejar sua saía. E mesmo nesse lugar/prisão sua mãe até pode invadir o seu quarto, mas não precisa deixá-la invadir a sua mente. Esse espaço é que você precisa aprender como preservar. Gandhi, quando foi preso, disse: Prenderam meu corpo, mas meu espírito continua e sempre continuará livre. Você não precisa enlouquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário