sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Pergunta de Leitora - Encontros



Tenho um tipo específico de sonho com certa frequência, nele sempre apareço tendo relações com uma mulher durante o sonho, eu gosto mas quando acordo me sinto muito mal e sempre ocorre no sonho de alguém estar perto e eu sempre sinto medo também, os lugares são sempre escuros. Durante minha infância eu tive uma aproximação diferente também com meninas, mas foi uma coisa que acabou e nunca mais aconteceu, nunca aconteceu de me apaixonar por mulher ou de chegar a ter relação com alguma, só senti atração por uma mulher que eu nem conhecia, sempre me relacionei com homens. A possibilidade de ter que repensar sobre a minha sexualidade me deixa bastante deprimida, eu perderia o amor da minha mãe, que abomina esse tipo de pensamento. Me sinto tão confusa quando tenho esse tipo de sonho, me sinto desconfortável de conversar com alguém mais próximo sobre isso.


            Nós não somos responsáveis pelos sonhos que temos. A criação de um sonho independe de nossa mente consciente de modo que não deveríamos, jamais, nos sentir culpados pelos sonhos que nos surgem. Você, em contrapartida, parece se sentir muito incomodada pela recorrência e teor dos seus sonhos e também culpada como se pudesse evitar tê-los. Isso mostra o quanto de auto crueldade você vem tendo consigo mesma.
            Esta postura cruel deriva de muitos julgamentos cristalizados dentro de você que geram preconceitos. Com esta atitude você fica irritada e aborrecida e não abre espaço para se conhecer mais. Parece que há um temor e tentativas de evitar você lidar com aquilo que há de mais interno e privado em você. Pensar e vir a conhecer mais sobre si mesma lhe deixa “deprimida” nas suas palavras. A depressão, em muitos casos, pode ser entendida como um grande sentimento de ódio pela vida e por si próprio.
            Parece que você teme sua sexualidade e mais precisamente o fato de estar com outra mulher. Não sei dizer se você é ou não homossexual. Esse sonho pode ter vários significados que não apenas aquilo que se manifesta. Pode até ser que essa outra mulher do sonho seja você mesma, como se você precisasse se encontrar, mas você adota uma atitude muito defensiva como se uma tragédia se anunciasse. Sendo homossexual ou não se faz necessário lidar com sua sexualidade de maneira amorosa e humana, ou seja, sem preconceitos e julgamentos. Não há como ninguém se livrar da natureza sexual e quanto mais você tentar mais confusa ficará.
            A sexualidade, seja ela de qualquer orientação, sempre traz mudanças e você teme mudar e perder seus pontos de referência. Tem medo de deixar de ser a menina que foi para conhecer a mulher que pode vir a ser. Teme que a mãe não mais te reconheça e portanto não mais te ame. Porém, se deixarmos de ser quem podemos ser corremos o risco de ser infelizes e isso nunca é um bom negócio. Você afirma se sentir desconfortável em falar disso com alguém, mas me escreveu. Será que não é hora de procurar um profissional que saiba te escutar e te ajude a se conhecer? Assim poderá abrir mão de gastar energia com defesas para poder viver de fato a sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário