segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Barbárie em cada um de Nós




            A vida civilizada seria impossível sem contenção dos nossos impulsos agressivos. Freud, em seu famoso trabalho “Mal estar na civilização”, deixou claro que todos nós carregamos impulsos de natureza agressiva que se não forem devidamente contidos e elaborados são um sério risco à sociedade. Sem contenção imperaria a lei do mais forte e a humanidade não poderia se desenvolver. O que está acontecendo no estado do Espírito Santo mostra bem a barbárie que existe em cada um de nós quando não há contenção.
            Foi só a polícia se retirar das ruas que o pandemônio se instalou rapidamente. E não foram só ladrões que saquearam lojas e mercados, depredaram, assaltaram e criaram terror, mas cidadãos de bem que nunca haviam praticados atos dessa magnitude. Se tivesse sido apenas os bandidos entenderíamos que a falta da força policial deixou o terreno aberto para os crimes. Todavia, homens e mulheres comuns, sem passagem pelo crime, mostraram que internamente são selvagens e que nunca desenvolveram uma verdadeira contenção para com seus impulsos.
            Quem não construiu dentro de si contenção fica sujeito aos próprios impulsos e para de pensar. Agem como bestas sem limites e creem que tudo podem. O fato de não haver polícia deu a sensação de que tudo era uma festa sem fronteiras para satisfazer o que de mais primitivo havia em suas mentes. É a lei do mais forte e esta lei é o fim do respeito que preserva a vida em sociedade. Mais do que a falta dos serviços da polícia o que falta é uma mente que tenha se desenvolvido a contento para não cair nos impulsos primitivos.
            Por contenção não me refiro a repressão. De nada adianta viver uma repressão maciça na mente. Isto também gera sofrimento. Contenção é o meio do caminho entre a selvageria e a ditadura. Viver bem e em sociedade significa entender que nem tudo se pode e se deve. Diferentemente dos brasileiros, quando houve a tsunami no Japão deixando tanta gente desabrigada, os japoneses não incorreram em nenhum crime. Será que os japoneses não têm impulsos agressivos ou será que eles desenvolveram uma mente que lida melhor com a primitividade? Precisamos de uma educação sentimental que nos dê meios para conter o que há de mais selvagem dentro de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário