segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mimados e o Mundo na Atualidade




            O que há de gente mimada não está escrito. Por mimado não se quer dizer que é ter tudo o que ser quer ou ter todas as suas vontades satisfeitas. É muito mais do que isso. Ser mimado significa ficar entregue aos próprios impulsos sem nada que os segure. Uma pessoa mimada, então, é alguém que não é capaz de tolerar o que sente e que precisa jogar para fora, expulsar, ou seja, atuar fora de si tudo o que vem sentindo.
            Quando alguém não consegue tolerar o que sente, quando os impulsos são muito intensos e não há uma mente que dê conta deles, esse alguém explodirá, brigará facilmente, dirá poucas e boas para quem quer que esteja por perto. Em outras palavras, uma pessoa assim esperneará toda vez que sentir um sentimento de desagrado. Isso é ser mimado. Ela não consegue “guardar” nada e o que quer que for que ela esteja sentindo não pode ser trabalhado, pensado e transformado.
            Reagir de forma mimada empobrece. É que agindo assim a mente fica limitada apenas a servir como algo que somente expulsa o que se sente de desprazer e não é utilizada para se pensar. Pobreza mental é quando não utilizamos a mente de fato, mas apenas de maneira evacuatória. E a mente para a pessoa mimada é apenas algo que facilita a evacuação. Entretanto, a mente é algo que se bem utilizada desenvolve recursos cada vez mais eficientes para que possamos lidar com as coisas que sentimos e com isso aproveitemos melhor a vida.
            O problema de não se ter uma mente desenvolvida é que todos os impulsos sentidos não encontram limites, algo que os intermedeie. Por isso que alguém mimado fica entregue aos impulsos de forma crua e violenta, já que não conta com uma mente que seja capaz de filtrar o que sente e impor limites. Limites a gente não deve impor só às crianças e aos outros, mas a nós mesmos também quando necessário. Sem limites a gente fica vulnerável demais ao que sentimos e a única maneira que vamos dispor para lidar com tudo isso é evacuando, ou seja, jogando tudo o que sentimos para fora sem nem perceber a forma que estamos fazendo isso. Isso tudo abre espaço para os mal-entendidos, explosões de fúria, drogadição, atitudes autodestrutivas  e muitos outros comportamentos bem característicos de pessoas sem uma mente suficientemente desenvolvida para dar conta da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário