sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pergunta de Leitor - Problema Cabeludo



Muitos podem me achar machista, mas sempre fui conservador e tradicional. Meu filho de 9 anos insiste em deixar o cabelo comprido. A mãe dele, somos separados, parece não ligar, mas eu fico incomodado. Já tentei falar com ela, mas ela por pirraça, por saber que eu não gosto, não fala nada e fica do lado do filho. Já falei várias vezes com meu filho, mas ele assim mesmo deixa o cabelo comprido. Muitos amigos e pessoas estranhas como vizinhos comentam. Tem gente que até pensa que ele é menina por causa dos cabelos. Fico muito irritado e tem vezes que quero cortar os cabelos dele à força. Por que ninguém entende que não quero que ele seja confundido com uma menina?


            Como será que cabelos longos podem causar tanto mal estar e incômodo? Podemos olhar isso de duas maneiras. Uma delas é que seu filho tem cabelos compridos e gosta assim. Ponto. Um fato da vida sem nenhuma complicação. A segunda maneira é ver isso como um problema, como se se tratasse de algo que tivesse um significado maior do que simplesmente é.
            Os cabelos compridos do seu filho de 9 anos são um problema para você e ninguém mais. Esse incômodo é seu e ninguém mais além de você está dando bola para isso. Se alguém comenta, qual seria o problema? Há pessoas que não têm nada melhor para fazer do que comentar a vida dos outros, mas por que isso seria um problema para você? Na verdade não é um problema, mas você torna um problema.
            Parece que o problema para você é que um menino não pode ter cabelos compridos. Como se o gênero fosse definido pelo comprimento que alguém mantem suas madeixas. A ideia padrão que você tem do que deva ser um menino não encontra respaldo na maneira que seu filho quer manter o corpo dele e isso te incomoda. Te incomoda perceber que seu filho é independente de você e pode ter as próprias ideias que, no caso, são diferentes das suas. Mas se seu filho está bem assim por que é difícil aceitar?
            Não há problema algum ser conservador e tradicional, como você se definiu, mas acaba trazendo sofrimentos desnecessários quando você quer que todos também vivam da mesma forma. Não existe uma cartilha de como alguém deve ser e se portar. Se você aceitar isso poderá se libertar das suas próprias prisões e viverá livre para ser quem você puder ser e não quem você crê que deva ser. Com isso, o cabelo do seu filho não será mais problema algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário