sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Pergunta de Leitora - Defeito é não se amar



Nasci com um defeito físico na face e já passei por várias cirurgias. Mesmo que essas mesmas cirurgias tenham melhorado nunca fui normal e são muitos o que me encaram com espanto e horror na rua. Minha mãe fica triste e para baixo com a minha situação. Ela não se perdoa, achando que a culpa é dela. No entanto, ela nunca me protegeu das chacotas das crianças na escola e da rua. Sempre tive vários apelidos pejorativos. Meu pai nunca quis saber de mim e falava que eu jamais poderia ser filha dele sendo tão feia assim. Meu tio disse que já que eu era feia deveria, ao menos, ser inteligente, mas ele me chama de burra frequentemente. Eu sei que sou uma pessoa gentil e boa e que posso fazer muitas coisas na minha vida que me deem prazer, mas parece que preciso sempre ficar justificando minha existência. Só que as vezes fico desanimada e sem vontade de viver. Já fiz terapia e não me ajudou. O que posso fazer para sair dessa situação?

            A marca mais pesada que você carrega não está no que você chama de defeito físico, mas na falta de relacionamentos afetivos de qualidade. Relacionamentos que tivessem te dado a oportunidade de você gostar de si e de aprender a se amar. A diferença, seja ela qual for, é um direito e você não precisa justificar o seu direito à existência.
            Sua mãe se culpa, você diz, talvez porque ela não consegue se perdoar por ter tido uma filha com “defeito”. Ela fica infeliz nessa situação. Entretanto, você não precisa ficar, afinal você não nasceu para fazer a sua mãe feliz. Esta não é a sua obrigação. A sua missão é você poder viver bem, já a felicidade da sua mãe é tarefa dela. Sobre seu pai não há comentários, além dele ser um desalmado. Com pais assim que não se permitiram te amar você ficou sem aprender a se amar. A gente aprende a se amar com o olhar do amor do outro.
            Hoje, você precisa de novos pais. Porém, os pais a que me refiro são os pais internos, aqueles que você pode criar dentro de si para se preservar dos ataques e maldades que vêm de fora; e que crie condições para uma construção de uma verdadeira autoestima. Em outras palavras, você vai precisar aprender a se olhar de uma maneira diferente. Você necessita dar a você mesma o que seus pais e familiares nunca te deram: afeto verdadeiro que te instigue a desbravar as suas potencialidades e que não te permita sentir pena de si própria.
            Você diz que já fez terapia, mas será que foi a psicoterapia certa, com o profissional certo? O profissional que pode te beneficiar é aquele que poderá te escutar de fato e possibilitar que você tenha um novo olhar e entendimento de você mesma e do seu sofrimento. É aquele que poderá enxergar além do seu “defeito” e criar condições para fazer emergir quem você realmente é. Enfim, é aquele que poderá te ajudar a transformar a sua dor em algo que te faça crescer. Você já sabe que é gentil e boa e que pode realizar muitas coisas, só precisa dar passos além que te possibilite dar um desfecho mais favorável à sua história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário