sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Pergunta de Leitora - Don Juan de Saias




Não sei o que acontece comigo. Me apaixono por um cara, faço de tudo para que ele fique caído por mim e quando eu consigo eu perco todo o interesse que tinha por ele. Seduzo mesmo, só para ver ele aos meus joelhos e implorando pela minha atenção e depois eu o descarto como se fosse lixo. Odeio quando um cara resiste a mim. Quero os homens aos meus pés, mas eu não fico satisfeita com nenhum. Quando penso que encontrei enfim o homem da minha vida eu vejo que me enganei e ele não era ninguém para mim. Será que eu tenho problemas? Estou angustiada e não sei como ser diferente.


            Don Juan era um sedutor serial, ou seja, ele seduzia as suas vítimas para deixá-las irresistivelmente atraídas por ele e quando conseguia o que queria (o sexo) as descartavam logo em seguida. Neste romance espanhol de Tirso de Molina o personagem Don Juan destruiu várias mulheres e vidas. Apesar de Don Juan ser uma obra de ficção, existem muitos Dons Juans por aí de carne e osso. Inclusive mulheres!
            O desejo que move Don Juan é o desejo do perverso. Para ele o que importa é a sedução pura e simples. Não existe enamoramento e encantamento, apenas sedução. Quem fica preso ao ato de seduzir e precisa disso para se sentir poderoso é uma pessoa com muita baixa autoestima, que usa do poder da sedução para compensar o que sente que falta em si. Ao enganar, mentir, burlar e perverter dá ao perverso uma sensação de poder, de que ele tudo pode e que para ele não há limites. O perverso é incapaz de manter um relacionamento verdadeiro com quem quer que seja.
            Agora, a questão que fica é porque você está dando uma de Don Juan de saias? O que será que na sua relação com os homens faz com que você se sinta por baixo e precise então derrubá-los? Há, certamente, um prazer nesse seu movimento de seduzir e depois descartar os homens, só que é um prazer perverso que não te enriquece e só te empobrece e te deixa numa posição muito vazia. Enquanto você não repensar o porquê está repetindo essa atitude nada mudará.
            O fato de você ter me escrito com dúvidas sobre como vem vivendo é um bom sinal e implica que você percebe que há algo que te impede de viver como poderia. Angustiar-se e ter dúvidas é sempre sinal (de saúde mental) de que podemos e devemos repensar o que estamos fazendo conosco. É importante tolerar a angústia que sentimos porque assim algo novo poderá surgir. Quem sabe não seja isso o que te está acontecendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário