segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Casamento e Ilusões




            Com a notícia da separação de William Bonner e Fátima Bernardes e de Brad Pitt e Angelina Jolie a internet veio abaixo com incontáveis comentários. Chegou a ser o assunto mais comentado nas redes sociais. Afinal, por que essas separações mobilizam tanta gente se há inúmeros outros casais, ao nosso lado, que estão se separando sem gerar tanta curiosidade e agitação?   O que será que o fim desses relacionamentos causam?
            Penso que nesses casais celebridades acabamos depositando muitas ilusões e fantasias e quando um desses casamentos terminam é justamente nossas ilusões que sofrem um golpe. Abrir mão de uma fantasia é sempre doloroso. O problema está quando não encaramos o casamento sob uma ótica real, mas obrigamos que ele seja algo perfeito e digno de qualquer conto de fada. Se alguém não vive esse casamento idealizado (ninguém vive) tende a fantasiar sobre o casamento dessas celebridades que parecem ser perfeitos. Quando estes terminam nossas ilusões ficam feridas e tememos nunca vivenciarmos a perfeição que insistimos em acreditar.
            É mais do que natural casamentos terminarem. Frequentemente o que uniu um casal perde sentido ao longo da vida porque as pessoas mudam e as expectativas de cada um se transformam. Ninguém precisa e deveria permanecer casado se não há sentido nessa relação. Não há como forçar a barra, senão o custo pode ser uma vida infeliz. E viver infeliz não é um preço válido a pagar.
            Muitos são os que se mantêm casados mesmo quando um já está odiando o outro. Esperam que vai melhorar no futuro e com isso vão se destruindo e geralmente levam os filhos juntos nesse abismo. Os filhos necessitam de pais que estejam bem e não necessariamente que estejam casados. Exigimos que os casamentos sejam perfeitos e que as pessoas não mudem. Todavia aceitar que a separação pode em determinados casos ser um bom negócio é importante.
            Entretanto, é difícil se separar porque toda separação implica em realizar um trabalho de luto. Isso demanda maturidade para que a elaboração do fim de um relacionamento seja digna e não caia em mais feridas e falta de respeito. Quando aceitamos abrir mão das ilusões podemos tolerar que a perfeição não existe e aí sim viver de verdade um casamento possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário