sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Pergunta de Leitor - Não Tão Óbvio Assim




Todo mundo sabe que deve-se respeitar o próximo, ser ético, prezar por bons valores. Isso tudo é muito óbvio, mas mesmo assim essas coisas são facilmente esquecidas até por aqueles que tanto pregam essas obviedades. Já vi até psicólogos que falam de paciência e tolerância, porém em suas vidas pessoais não são nada pacientes e nem tolerantes. Uma conhecida minha que é psicóloga é assim. Será que as pessoas não pensam que agem diferente daquilo que falam? Não entendo por que a grande maioria das pessoas nunca fazem aquilo que tanto repetem.

            O ser humano tem uma condição complexa e frequentemente contraditória. Achamos, erroneamente, que somos seres muito racionais e que a vida segue uma linha reta sem nenhuma curva ou desvios. Mas essa pretensa linearidade não existe de fato. Não faz parte da nossa natureza bruta. Isso pode ser observado quando prestamos atenção que há um abismo entre o discurso e as atitudes de uma dada pessoa. Falar é fácil e não exige esforço algum enquanto agir conforme se fala demanda muito e é muito mais difícil. Daí haver tanto desencontro entre o que se diz e o que se faz.
            As obviedades podem até parecer lugar comum, mas apenas se levarmos as coisas superficialmente. Aquilo que deveria ser óbvio quando se trata da maneira de viver é difícil porque implica viver com consciência. Desenvolver uma consciência, ao contrário do que muita gente imagina, não é somente saber sobre determinada coisa, mas saber e sentir dentro de si de forma que gere uma transformação. Sem transformação será apenas um saber vazio e ineficaz.
            Quando temos sede precisamos de água que é composta por átomos de hidrogênio e oxigênio, contudo ter esses átomos separados em mãos não mitigará a sede porque eles não se transformaram em água. Só quando eles se juntam e passam por uma metamorfose é que haverá água. Consciência é assim também. É mais do que apenas saber ou sentir, mas é quando esses dois se unem formando um novo sentido, mudando a forma como vemos e nos relacionamos conosco e com o mundo. A água é muito mais do que átomos de hidrogênio e oxigênio. É algo novo!
            As pessoas, infelizmente, se fixam muito nas obviedades e não se permitem transformar em algo novo. Vão acumulando conhecimentos e saberes que são óbvios, mas eles estão mortos por dentro, nada modificou, nada gerou sentido. Um psicólogo que não passa por sua própria análise pessoal acumula um monte de obviedades, mas não terá se transformado. A análise é tal qual um processo alquímico que transforma elementos separados e inativos em algo vivo e eficiente. Quem se permite esse processo não mais ficará num abismo entre o que fala e o que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário