segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Relações Primitivas Básicas




            Os animais domésticos sempre fizeram parte da civilização. Hoje em dia, os animais de companhia fazem sucesso estrondoso. Os vídeos mais assistidos na internet são protagonizados por gatos e cachorros fofos, que fazem a alegria de seus donos. Não são só gatos e cachorros, é claro, mas estes são as estrelas incontestáveis. Por que será que atualmente, mais do que em qualquer outra época, os animais de companhia estão tão em voga? Talvez a psicanálise possa dar uma contribuição para entendermos o que toda essa relação pessoas-bichos possa significar.
            Esses animais de companhia estão, na verdade, ocupando um espaço que se encontra em falta nos relacionamentos humanos. Cada vez mais as pessoas não estão vivendo relações básicas emocionais. Em muitas famílias, por exemplo, não há tempo para trocas afetivas entre seus membros. Afinal, está todo o mundo correndo para lá e para cá, há tantos afazeres e demandas a serem cumpridas que não se sobra muito tempo, espaço e força para se viver e trocar experiências com o outro. Porém, a gente só se constrói através das experiências e sem elas ficamos empobrecidos.
            As redes sociais são ao mesmo tempo maravilhas e desgraças. Promovem, com muito mais eficiência trocas de informações, mas não abrem espaço para um relacionar-se verdadeiro. Muitos casais se relacionam vitualmente, mas não sabem viver o relacionamento cara a cara. Isso tudo nos empobrece já que são apenas com as trocas afetivas, de contato, que podemos aprender a nos relacionar conosco e com os outros. Quando nos relacionamos aprendemos sobre nós mesmos. E as trocas afetivas mais em falta são as mais básicas e primitivas. Refiro-me aqui ao cuidado com o outro, o apreço e o amor. O que está faltando entre as pessoas muita gente está encontrando com os animais.
            Para os cachorros e gatos não importa quem sejam os seus donos. Se são bonitos ou feios, ricos ou pobres, famosos ou não. Enfim, o que eles querem é receber e dar amor. Os animais sabem ser afetivos e ensinam para muita gente que essa troca é importante e ensinam também que gostar não precisa ser por um motivo ou outro, mas que a gente deve gostar simplesmente. O seu gato e seu cachorro gosta de você porque você simplesmente está ali. As relações primitivas emocionais mais básicas estão sendo esquecidas pelas pessoas. Podemos ver, então, que muitos animais além de serem companhias são também bons terapeutas e nos lembram o que precisamos desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário