sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Pergunta de Leitor - O Peso da Âncora



Tenho 25 anos, namoro há um ano e sou virgem ainda. Venho tendo problemas com ereções frequentemente. Na minha vida sempre tive comigo essa "âncora" de as coisas sempre demorarem a acontecer e com isso criar muita ANSIEDADE. Enquanto eu via desde os tempos de escola os meus amigos namorando, saindo e fazendo seus programas, eu era só! Mas o que sempre quis e desejei está ligado a relacionamento de modo geral. Sempre quis namorar, beijar e transar. Eu acabava criando uma ANSIEDADE de querer logo ter aquilo. Pois bem meu primeiro beijo foi aos 22 beirando os 23. Depois disso a minha primeira tentativa de relação sexual foi aos 24 com uma moça, algo bem casual. Não consegui manter a ereção. Passaram-se mais ou menos 4 meses e conheci minha namorada. Com ela também não consegui, por mais que ela me deixasse tranquilo eu não consegui manter as ereções. Depois de umas 5 tentativas, por conta própria, resolvi tomar esses "viagras genéricos" e pra minha surpresa não surtiram nenhum efeito. Depois fui a um urologista e ele me disse "Com base no seu relato, isso é totalmente psicológico...a não ser que seja um problema orgânico." Me solicitou uns exames, recebi os resultados e estão em perfeita ordem. Passei por um clínico geral e ele ainda me questionou por que eu estava fazendo esses exames, se o meu estado de saúde está ótimo. Na hora de iniciar a relação eu sinto uma ansiedade muito grande. Sinto uma sensação de frieza e não consigo me "conectar" com o momento em si de prazer. Fico nervoso. Já tentei fazer um sexo oral mais prolongado ou quando não deu certo de início, tentei retornar e nada. E sempre acontece da mesma forma: Eu crio uma excitação muito grande, um desejo enorme, mas quando reparo, aos poucos vou perdendo a ereção. Não consigo nem por o preservativo.

            “Na minha vida sempre tive comigo essa "âncora" de as coisas sempre demorarem a acontecer e com isso criar muita ANSIEDADE”. Essa frase mostra que para você está já estabelecido que há uma âncora, um estado permanente de peso e de imobilidade. É assim que você sente e acredita. Não é à toa então que fica com tanta ansiedade que é reflexo de crer que nada para você vai ser diferente do que já é. Hoje você se encontra num beco sem saída.
            Para sair dessa posição será necessário investigar as razões de ter entrado nela. Essas respostas só poderão ser encontradas se você voltar-se para si mesmo, para o seu inconsciente. O grande pulo do gato de Freud, criador da psicanálise, foi mostrar que o inconsciente, essa instância psíquica que desconhecemos, é que governa nossa vida e dá origem às nossas dificuldades. Em outras palavras, desconhecemos o que se passa internamente e não somos tão donos assim de nossas atitudes.
            Atualmente você sabe que tem uma dificuldade e sabe também que ela não está no seu corpo orgânico, portanto, os medicamentos serão de pouca valia. O remédio que você precisa não é encontrado na farmácia e muito menos será algo genérico, mas terá que ser pessoal. Estou falando da análise. Num processo analítico poderá entender quais são os “bloqueios inconscientes” que você está preso para poder buscar liberdade.
            Ao falar livremente com alguém que saiba escutar adequadamente, o que está oculto poderá emergir, possibilitando compreender porque você hoje se contraria ao não se permitir realizar o desejo. A sua dificuldade é menos sobre manter a ereção e mais sobre como autorizar e manter o desejo em plena força. O desejo vem, mas vem também um bloqueio que retira força do desejo, como uma âncora que segura tudo. Se você imaginar levantar âncora e se permitir singrar os mares, o que será que desperta em você? Procure um analista que te ajude a ver isso tudo.
           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário