segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Medo de Crescer




             Para inúmeras pessoas ser adulto é motivo de muitas angústias. Essas pessoas são adultas socialmente e na idade cronológica, mas não são adultas na dimensão emocional. Na mente permanecem como crianças assustadas e ficam com muito ódio quando precisam se deparar e lidar com questões pertencentes ao mundo adulto. Em alguma época da vida até vislumbraram o mundo adulto e o desejaram, mas o medo as fez estancar no desenvolvimento psíquico.
            Quando regredimos emocionalmente não voltamos a ser crianças. Aquele mundo não existe mais. Nos tornamos adultos mas com pensamentos, reações e sentimentos infantis e isso nunca é um bom negócio, pois nos coloca em uma posição muito frágil e vulnerável. Afinal, se possuímos uma cabeça de criança vamos temer e não ter condições de lidar com o que a vida adulta exige.
            Para uma criança é um verdadeiro tormento e terror se ver frente às questões que exigem maturidade e que demanda se colocar disponível para viver experiências de vida mais complexas. Crianças são dependentes e necessitam de um adulto que as supervisione e até mesmo que em alguns momentos intervenha. Elas precisam ser protegidas e não sabem como cuidar de si mesmas. Dá para imaginar o transtorno que isso implica quando um adulto vive assim. Quando um adulto resiste a crescer fica fraco e incapacitado nas suas possibilidades e por isso mesmo sua qualidade de vida cai.
            Provavelmente o que mais assusta as pessoas e que as levam à uma resistência ao próprio crescimento e amadurecimento é temer ter que suportar as frustrações da vida adulta. No mundo adulto há uma série de frustrações. Não que o da criança também não haja, mas na vida adulta tendemos a acreditar que a dor não pode existir e acolhemos bem menos os nossos sofrimentos, porém é justamente as trombadas no decorrer do crescimento que nos fornecem alimento para a construção de uma mente desenvolvida. Se não aprendermos a suportar as frustrações de peito aberto e cabeça erguida não teremos meios de criar uma mente adulta. Ficaremos sempre na posição infantil que só quer elogios e não suporta o contato com a realidade mais dura e nem a necessidade de ser criativo para lidar com as adversidades que sempre dão as caras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário