sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Pergunta de Leitora - A Relação Possível




Gostaria de tirar uma dúvida. Eu sou casada e descobri algumas coisas sobre meu marido que me deixam insegura e que não consigo perdoar. A ex namorada dele era garota de programa e a mãe da filha dele também. Eu o amo, mas não perdoo o fato dele não ter me contado sobre isso antes. Estou confusa e não consigo perdoar e seguir com o relacionamento saudável. Isso sempre acaba voltando na minha mente.

            Reparei que você usou em seu email o verbo perdoar três vezes. Isso não deve ser à toa e mostra o quanto você se sente ofendida e atacada pela descoberta acerca do seu marido. Quando não conseguimos perdoar é porque no sentimos feridos e essa ferida tem mais a ver com o nosso narcisismo, ou seja, é uma ferida ao nosso orgulho.
            Será que ele ocultou esses fatos de você porque tem vergonha? Será que teve medo da sua reação? Talvez tudo isso deva ser levado em consideração e ser matéria para reflexão. Muito mais do que sentir que isso seja um ataque pessoal, um tiro no seu narcisismo, é tentar investigar o porquê ele nunca pôde abrir esse assunto com você. Assim, há chance de haver uma conversa e um entendimento ao invés de simplesmente haver apenas ressentimento.
            Podemos pensar que seu ressentimento tem muito a ver com o fato de seu marido ter um passado independente de você, fora do seu conhecimento e participação. E mais ainda. Ele não é obrigado a contar tudo até pela razão de que isso é da história dele. Se existem fatos que não são seus, mas do passado dele, isso não deveria te afetar. Se lhe afeta é devido alguma coisa sua e não dele.
            O que importa no seu caso é olhar para a relação presente. Como ela anda agora, como vocês a vivem. É bom? Você se sente bem? É um marido que você ama? Aquilo que te afeta no presente é da sua alçada e você só poderá solucionar os problemas que você tem com ele agora e não o que já foi dele. A gente só tem condições de viver o tempo presente. Quem vive apenas o passado só terá memorias e mágoas, quem vive apenas o futuro só terá ansiedade e medos, mas que vive o aqui e agora poderá viver de fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário