sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Pergunta de Leitora - Muito Além do Cachorro




Preciso de sua ajuda. Meu namorado possui um cachorro muito mimado, a casa é cheia de brinquedos espalhados. No aniversário do meu namorado, minha sogra ficou em casa com o cachorro, pois ele não pode ficar sozinho. O cachorro possui catarata em um dos olhos, fora isso o cachorro tem saúde perfeita. O cachorro vive no colo e rosna quando passa de uma pessoa pra outra, rosna e às vezes morde. Meu namorado e sua mãe revezam pra dormir na sala com o cachorro todos os dias. Meu namorado possui síndrome do pânico. Não sei como lidar e interpretar isso. Penso que o cachorro deveria ter uma liderança e não liderar. Acho muito estranho o comportamento da família e não sei como lidar com isso. Me ajude.

            Quando você diz que não sabe lidar com essa história do cachorro ao que será que você se refere? Afinal o cachorro e a casa não lhe pertencem e cada um vive como bem quiser. Provavelmente o que te incomoda não é o cachorro ou como este é tratado, mas como o seu namorado vive e que isso influencia o namoro de vocês.
            Seu namorado e a mãe dele, ao que parece, são pessoas bastante limitadas. Reduzem a própria vida criando rituais e esquemas para cuidar do cachorro. No entanto, o cachorro poderia ser amorosamente muito bem cuidado e de muitas outras maneiras que não os limitassem tanto. Em resumo, o que te incomoda não é o que eles fazem com o cachorro, mas como eles vivem a própria vida de uma maneira tão empobrecida.
            O cachorro é um objeto que vem sendo usado para justificar o medo do seu namorado de viver a vida. Claro que tudo o que aqui escrevo são apenas hipóteses, mas que talvez mereçam ser levadas em consideração. A síndrome do pânico pode ser entendida, de forma muito generalizada, como um temor em se viver a vida e/ou não se sentir capaz de dar conta da vida. A pessoa, em crise de pânico, teme tudo o que pode lhe acontecer, mas na verdade teme a vida que sempre traz frustrações e boa dose de sofrimentos. Para todos a vida é assim e o único recurso contra isso tudo é desenvolver uma mente mais autoconfiante e esperançosa.
            Cuidar do cachorro com catarata é mais fácil do que cuidar de si mesmo e da própria mente. É mais seguro não sair de casa, ficar “ocupado” cuidando do cachorro do que viver experiências novas e desconhecidas. O desconhecido gera terror. Seu namorado já sabe como é cuidar do cachorro, é um terreno conhecido, contudo o que não sabe é como cuidar de si mesmo. Caso seu namorado não se permita viver de fato corre o risco de te perder. Talvez o que você não sabe lidar é com o sentimento que vem tendo em relação à forma que esse namoro se encaminha. Vale a pena pensar sobre como as coisas entre vocês dois estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário