segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sobre as Perdas e Ganhos



            Há uma diferença muito importante entre a depressão e luto, que geralmente são confundidos. O luto é um estado que permeia nossa vida várias vezes em diferentes momentos. O estado de luto tem a ver com a elaboração da perda, seja esta qual for. Estamos sempre perdendo: quando crescemos, por exemplo, lidamos sempre com a perda do que éramos para ir em frente em direção a um novo estágio ainda desconhecido. Já a depressão é patológica e é como um luto que jamais pôde ter sido elaborado. A pessoa depressiva está estagnada e não elabora nada.
            Infelizmente, hoje em dia, a tristeza é muito mal vista e é até encarada como se a pessoa que a sentisse estivesse falhando em conduzir a própria vida. A tristeza é compreendida como se fosse atestado de fracasso, o que é um terrível engano. Há uma exigência para que estejamos alegres todo o tempo e que isso sim é sucesso. Porém, tristeza e se deparar com aquilo que nos deixa para baixo faz parte da vida e é saudável e necessário para que a gente aprenda a crescer.
            Elaborar perdas nunca é um processo fácil. Tememos as perdas, pois temos medo do que vai vir a ser, que é completamente desconhecido. Tememos também as perdas porque um trabalho de readaptação, de abandonar o que era para acolher o que será é um trabalho que gera grande desprazer. Entretanto, se não nos permitirmos perder jamais poderemos ganhar algo novo. Em outras palavras, quem não aceita perder fica imobilizado e não tem a menor chance de se desenvolver.
            A depressão é justamente quando a perda não pode ser elaborada. A pessoa fica com ódio à realidade e fecha-se em si mesma. A elaboração de qualquer perda é dolorosa e quem sofre de depressão tem muito medo da dor mental e evita sentir qualquer coisa que lhe traga desprazer. A consequência é a pessoa preferir ficar paralisada porque acredita que assim não sofrerá ou que poderá controlar o sofrimento. Porém, o sofrimento vem de qualquer jeito e acaba se tornando um sofrimento estéril, que não leva a nada.
            É mais do que natural no encontrarmos tristes quando passamos pelos lutos que a vida impõe. Nessas horas é necessário paciência para que possamos digerir o que perdemos e absorver o que estamos ganhando. Só à medida que esse processo ocorre que evoluímos e as perdas serão vistas e sentidas como coisas naturais e não trarão ódio. Aceitaremos perder porque entendemos que também ganharemos. As perdas são assim elaboradas e nossa mente é transformada. Com isso a tristeza pode ceder lugar para um estado mais fortalecido e maduro. Só se deprime quem não aceita elaborar o luto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário