sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Pergunta de Leitor - Nem Um Coisa Nem Outra




Quero fazer um depoimento. Hoje tenho 37 anos e sou um homem casado e com filho. Quando tinha 23 anos eu não tinha namorada e eu era gay. Tive relações sexuais com alguns homens. Apesar de ser gay eu hoje já não sou mais. Nada tenho contra os homossexuais, mas acho que é possível alguém deixar de ser gay. Pela minha própria experiência sei que é possível. Quando eu era mais jovem eu vivia mal e estava sem muitas esperanças na vida e não acreditava que pudesse ter uma vida com uma mulher, mas as coisas foram se ajeitando, fui ficando mais seguro e hoje sou hetero. A cura é possível se houver disposição para tal. Você não acredita na cura?

            A homossexualidade não se trata de doença, por isso mesmo não faz sentido nenhum se falar em cura. Insistir em entender a homossexualidade como doença tem mais a ver com a ignorância e o preconceito. O preconceito advém principalmente porque imagina-se que as relações sexuais devem ter como fim exclusivamente a reprodução, porém esta é apenas mais um dos lados da sexualidade e não o todo. Graças, sobretudo, a Freud hoje sabemos que a procriação não é a única razão para a existência da sexualidade.
            Outro ponto também muito mal compreendido é que acredita-se que a orientação sexual seja da ordem da escolha. O que não é verdade. Se assim fosse não se falaria em orientação sexual, mas de opção sexual. Ninguém opta por ser desta ou daquela maneira no que diz respeito a sexualidade. E mais ainda: a posição hetero ou homossexual não são pontos fixos e completamente opostos, ou seja, entre essas duas posições há muitas outras que permitem toda uma variada gama de se viver a sexualidade.
            Kinsey foi um biólogo americano que empreendeu uma das maiores pesquisas referente a sexualidade que causou sérias polêmicas influenciando muito do que se acreditava até então. Por exemplo, em suas pesquisas foi visto que 37% dos homens americanos casados e com filhos (heterossexuais) tiveram em algum período de suas vidas, especialmente quando mais jovens, ao menos uma experiência homossexual. Com esse resultado fica-se claro que não é tão preto no branco assim como se imagina. O ser humano é acima de tudo um ser sexual e não homossexual ou heterossexual.
            O que lhe acontece é que provavelmente você nunca tenha sido verdadeiramente homossexual. O fato de ter relações homossexuais não torna alguém homossexual. Nas suas próprias palavras você quando jovem não acreditava que pudesse ter uma vida com uma mulher. Não sei por que isso lhe ocorria, mas acreditar nisso pode ter lhe dirigido a buscar relações sexuais com homens e não com outra mulher. Depois você disse que as coisas foram se ajeitando e você não procurou mais essas relações homossexuais. Pode ser que essa sua “homossexualidade” tenha sido muito mais uma defesa do que propriamente algo verdadeiro. Pois é fato que muitas relações homossexuais são mais defesas do que uma real orientação homossexual. Se foi esse o seu caso nem há mais porque dizer que é cura, mas apenas uma fase que você experimentou e deixou para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário