sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Pergunta de Leitora - Doar Vida


Acho que sou egoísta. Tenho roupas que não uso já faz anos e que não consigo doar. Só de pensar eu fico com as pernas tremendo e não sei explicar por que. Sempre penso em doar para quem precisa e sei que não vou usar mesmo, mas mesmo assim não consigo. Há também, na minha casa, coisas que não utilizo e que não vou utilizar nunca e mesmo sabendo disso não sei doar. O problema é que me sinto mal e culpada. Queria ser mais doadora, mais leve e tranquila. Não queria sentir culpa de ser assim. Será que é egoísmo? O que devo fazer?

            Você me diz que se sente culpada de ser como é e de que é uma pessoa que não consegue doar. Queria ser mais leve e tranquila, talvez diga isso porque se sente pesada e preocupada. Agora, o que se faz necessário é entender a razão desse peso e preocupação e porque você se encontra apegada a eles.
            Apesar de você ter falado de atitudes externas (não conseguir doar) e de objetos concretos (roupas e utensílios domésticos) você está na verdade se referindo a alguma outra coisa que se encontra no seu mundo interno. Em outras palavras, é da sua mente e de como você se relaciona consigo e com o mundo que você está falando. Você age inconscientemente, atuando de forma contrária ao que você gostaria. É isso que precisa buscar entender.
            A sua culpa pode ter uma ligação com a maneira que você vive consigo mesma. Em algum recanto de sua mente você sabe que poderia ter outro tipo de vida que fosse muito mais coerente com o que você deseja e que lhe seria melhor, que lhe seria muito mais proveitoso, mas algo te impede. Hoje você sabe que você não é quem poderia na realidade ser. Se encontra limitada e faz-se vital aprender a saber como se utilizar de maneira favorável. Os utensílios e roupas que você não usa são apenas as representações dos recursos internos que você não utiliza para o seu próprio crescimento. A culpa, provavelmente, nasce daí, de um desperdício de seus recursos.
            Entretanto, você não precisa viver assim, se desperdiçando e não sabendo como se utilizar para ser mais eficiente em viver a sua vida. O que lhe falta é dar um sentido para o que você faz, para esse impedimento que você se coloca. Isso pode ser conseguido à medida que compreender mais sobre si mesma e entender ao que você responde e repete quando se coloca de uma maneira que fica estagnada. Ou seja, precisa decifrar o seu inconsciente e esse processo pode ser conseguido numa análise. O egoísmo que lhe acomete é o de não conseguir doar para si mesma e poderia doar para si novas oportunidades que viessem a te enriquecer de fato. O primeiro passo, se indagar sobre o que você faz consigo, já foi dado. Que tal agora dar o segundo e se doar verdadeiramente na sua análise? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário