sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pergunta de Leitora - A Vida e o Jogo




Minha pergunta é em relação ao meu trabalho. Eu e meu namorado somos jogadores online de pôquer e gostaria de alguma sugestão, sua opinião sobre situações que lidamos todos os dias. Quase todos os dias jogamos em torno de 10 horas por dia, estudamos e nos esforçamos toda semana para tomar as decisões certas durante nosso jogo, porém há momentos que mesmo que nossa jogada e como ela foi executada é certa, perdemos. E isso acontece várias vezes durante o dia! É uma frustração enorme no final do dia saber que mesmo sendo certo não estamos ganhando. Como conseguimos lidar com essa frustração de saber que foi a escolha certa, mas mesmo assim perdemos? E como achar forças para não desanimar?

            Segundo muitos especialistas o jogo de pôquer é considerado um “esporte da mente”. Como todo esporte há quem ganhe e quem perca e não é possível todos ganharem em todos os momentos. O que faz ganhar é tanto o treino, a prática, pequenos detalhes que ficam fora do controle como a saúde naquele momento, o clima, problemas externos, bem como o estado mental. Inúmeros atletas de ponta afirmaram que a condição psicológica foi, em muitas ocasiões, determinante para a vitória ou para a derrota mesmo que eles tenham feito tudo o mais certo.
            No pôquer o estado psicológico é de vital importância. Neste jogo os participantes têm que lidar com cargas emocionais intensas. Blefar e sustentar o blefe não é fácil como parece à primeira vista. É preciso induzir o adversário a pensar que você tem cartas boas quando não as tem, para sair do jogo sem tantos prejuízos, ou fingir ter cartas ruins, quando elas são boas, para tirar proveito da situação. Todos esses estratagemas podem ser bem estressantes.
            Quem entra numa competição esportiva precisa se preparar para ganhar, mas também precisa se preparar para perder. Para saber perder com dignidade precisamos de uma mente que consiga digerir as frustrações. Sem essa mente fica-se a mercê da violência das frustrações. Não só nos esportes, porém na vida em geral há constantes frustrações e por isso mesmo saber lidar com elas de maneira mais eficiente é sempre um bom negócio.
            A sua dificuldade de lidar com as frustrações não deve ser apenas em relação ao jogo de pôquer. Talvez por dedicar tanto tempo a ele se torna mais perceptível quando você perde um jogo. Quem fica vulnerável frequentemente às frustrações quer que a vida funcione de acordo com o próprio desejo e não aceita muito bem a realidade. A vida/jogo, em muitos momentos, não está sob nosso controle e aprender aceitar isso é necessário. Você não comanda o jogo assim como não comanda a vida. Se aprender isso as frustrações não serão tão terríveis, mas apenas serão parte do processo. Portanto, quando vocês acolherem a realidade não precisarão mais brigar com ela. Deixarão de ser como crianças que não toleram a realidade independente delas e serão como adultos que aceitam que nem tudo se pode. Que tal fazer análise para desenvolver uma mente mais favorável para lidar com as adversidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário