segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Melhor Tratamento




            São muitas as pessoas que permanecem em situações cheias de infelicidade e que mantêm relacionamentos nada saudáveis. Isso ocorre em empregos insatisfatórios, relacionamentos amorosos doentios e amizades abusivas, e enquanto outras pessoas saem rapidamente ao perceber que nada de bom virá destas situações muitas são as que se encontram aprisionadas deixando quem está ao redor perplexo e sem entender porque elas permanecem em situações tão empobrecedoras.
            É claro que quem permanece nestas situações tem suas razões. Algumas delas são da ordem da realidade como precisar de dinheiro e não poder simplesmente mudar de vida assim tão rapidamente ou em outras vezes há mais pessoas envolvidas que pedem que algumas coisas sejam resolvidas antes de poder haver uma separação de uma dada situação. Enfim, deixar algumas situações não é mesmo fácil e demanda bastante paciência e cuidado enquanto se pensa realmente sobre o que se é melhor fazer. Outras pessoas, no entanto, ficam estagnadas em situações nada favoráveis porque não conseguem se dar o devido valor e não devido a uma outra razão.
            Essas pessoas que ficam sem conseguir sair das situações que lhe fazem mal frequentemente acreditam que não merecem nada melhor. Elas permanecem desse jeito porque a infelicidade lhes é familiar, é tudo o que conhecem e sair para situações mais favoráveis lhes despertam muito medo já que significa o completo desconhecido. Elas permanecem se empobrecendo porque temem aquilo que não conhecem. Temer o desconhecido a ponto de não mais se deixar aprender com as experiências de vida é altamente prejudicial.
            Para as pessoas que não acreditam que merecem ter consigo próprias um relacionamento melhor o que mais se necessita é uma transformação interna. É à medida que internamente vão aprendendo a abandonar a baixa autoestima e o auto ódio que podem então criar maneiras mais saudáveis de se olharem. Para isso, adentrar e mudar as suas crenças internas que têm sobre si mesmas é o que abre caminho para a transformação. Abandonar uma situação desfavorável não implica apenas deixar uma determinada situação externa, mas acima de tudo em modificar a situação interna. Aprender a se amar parece fácil, mas não é. É coisa séria e demanda muito trabalho. Alguns até se confundem e pensam que se amar é o mesmo que sustentar um estado de vaidade, o que é um terrível engano. Amar a si mesmo é o melhor processo de cura que alguém pode passar e quem se ama verdadeiramente sempre fará escolhas mais saudáveis e saberá como evitar as situações que não são boas. Quem se ama se torna sábio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário