segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A Boa Herança




            Dizem que a melhor herança que os pais podem deixar aos seus filhos é a educação. E há toda razão nisso. Bens podem ser ótimos, mas podem tanto ir como vir, no entanto a educação é permanente e não tem como ser perdida. Agora, a educação não é só aquela que se refere ao mundo acadêmico e à intelectualidade. Ela é bem mais do que isso e vai além do que oferece uma boa educação intelectual.
            Educação é também a maneira como gerimos nossas emoções e sentimentos que, por sua vez, influencia a forma que lidamos conosco e o mundo. Infelizmente, a educação sentimental não é valorizada o tanto quanto deveria e é uma das coisas que mais faz falta no mundo. Sem uma boa educação sentimental as relações se tornam pobres e em alguns casos até mesmo destrutivas. Quem não é capaz de administrar bem a própria mente não tem como viver bem e vai certamente se relacionar da pior maneira possível com os outros.
            Ninguém nasce com a habilidade de gerir bem seus sentimentos e emoções. Isso é algo que vai sendo adquirido à medida que se vive as experiências de vida. É uma tarefa de todos na sociedade. Pais, escolas, instituições, profissionais variados, mídia devem todos participar da construção de uma boa educação sentimental. Tristemente, o que mais se vê hoje em dia é um empurrando para o outro essa responsabilidade como se alguém pudesse abdicar dela.
            Muitas vezes o que sentimos é tão forte e difícil que o que a gente mais quer é se livrar das nossas emoções. Nessa atitude é fácil passar por cima dos outros e de desrespeitar as normas da boa civilidade. A educação sentimental ensina que nem tudo podemos e que devemos aprender a lidar com o que sentimos para que não descontemos nos outros as nossas frustrações. Alguém sentimentalmente mais educado aprendeu a conter o que sente para que possa ir transformando as suas ansiedades e frustrações. Conter aqui não significa se tornar um indivíduo reprimido e amargo. Muito longe disso. Implica em saber que o próximo também tem direito e vez, que precisa ser respeitado e que no mundo não conta apenas o que sentimos e o nosso prazer. A educação sentimental promove a ética sem a qual nenhum povo tem como viver. Que herança poderia ser melhor e mais importante que essa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário