sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Pergunta de Leitora - Medo de estar só




Tenho medo de ficar sozinha. Nunca fiquei só em toda a minha vida. Sempre teve gente em casa e nunca fiz nada que eu ficasse sozinha num local. Só de pensar em ficar sozinha me dá uma sensação de pânico e parece que algo muito ruim vai acontecer. Parece que quando fico só, eu não existo ou vou deixar de existir. O que é isso? Percebo que isso atrapalha minha vida e que muitas pessoas já comentam porque nunca consigo ficar só. Até mesmo prefiro uma má companhia que a solidão. Só que com isso eu grudo nas pessoas e no fundo eu não quero ser chata e grudenta, mas esse é o meu maior pavor.

            O ato de se ficar só permite que fiquemos, na verdade, conosco mesmo. Nossos pensamentos e o que sentimos podem ficar mais em evidência. No entanto, ficar só também pode despertar ansiedades difíceis de lidar. Isso acontece porque no fundo nunca é fácil mesmo a gente ficar cara a cara com o que sentimos, já que muitas vezes aquilo que sentimos nos é tão estranho.
            O medo de ficar só é, aliás, muito frequentemente encontrado em crianças. Para muitos bebês, por exemplo, acordar e se deparar sem alguém por perto ou mesmo perceber que foi deixado só, pode representar uma experiência traumática. É que a criança teme por sua sobrevivência quando se vê sozinha e sem ninguém para cuidar dela. Medos assim são primitivos e causam um terror intenso.
            Tal qual uma criança que precisa da atenção, você sente precisar chamar atenção para o seu pavor de ser deixada só. Sua ansiedade te diz que você vai deixar de existir, ou seja, você teme se perder. No momento você se sente segura somente quando alguém por perto “garanta” que você está lá e que não está perdida em algum outro lugar. Hoje você depende do olhar alheio para se sentir existente. Caso contrário, sem este olhar, tem a sensação de que o pior já aconteceu.
            Uma brincadeira infantil muito praticada é a criança pequena fingir que pode fazer sumir o mundo ou a si mesma com o gesto de botar as mãozinhas sobre os olhos. Assim, aquilo que não pode ser visto deixa de existir segundo o pensamento infantil. Parece que algo nesse sentido lhe passa: que caso você não tenha mais a certeza de que alguém esteja te vendo, você simplesmente sumiria. Precisa então desenvolver um auto olhar que lhe permita se assegurar da sua existência. Uma ajuda profissional viria a calhar para que todas essas questões possam ser devidamente elaboradas e para que você possa vir a desenvolver um olhar sobre você mesma. No livro Através do Espelho de Lewis Carroll que continua as aventuras da personagem Alice, aquela do país das maravilhas, relata o susto que Alice tem quando dois personagens afirmam que ela não existe, mas que ela poderia ser apenas o sonho de alguém. Está na hora de se ver mesmo quando alguém não esteja te vendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário