segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Movimento e Manifestação



            É interessante ver como há inúmeras passeatas contra a violência, contra as drogas, contra isso ou aquilo e há poucos movimentos A FAVOR de um determinado tema. Só que essa movimentação contra alguma coisa está mais a serviço de uma projeção do ódio que se sente do que a serviço da construção de algo que seja produtivo. Muitas pessoas não sabem como se manifestar com eficiência porque em suas mentes também elas não estão eficientes.
            Ser contra alguma coisa e ficar apenas nisso é manifestação de ódio e este vem do sentimento de medo. Quando há um movimento contra a violência, por exemplo, é porque os níveis desta ultrapassaram muito a civilidade e nos deixam aterrorizados e vulneráveis. Quando sentimos medo surge a raiva daquilo que nos amedrontou e passamos então a querer atacar aquilo  que nos causou tanto temor. O ódio é um ataque àquilo que nos causa medo. Mas ficar apenas com ódio não ajuda nada e nem modifica o que nos assustou.
            Quando reconhecemos o ódio é preciso ir além e descobrir ou criar meios para não ficar mais identificado com aquilo que nos deixou com medo. A violência assusta de fato, mas de nada vale ser contra a violência se não tomamos um rumo que permita ser a favor da paz. Ser a favor de algo é descobrir e criar o que de fato queremos e podemos viver. Ser a favor é muito mais construtivo e eficaz. Quando somos a favor da paz podemos então nos perguntar o que é a paz e ir em busca dela, tornando mais fácil entender o que precisamos para poder tê-la, bem como compreender o que vem nos impedindo de vivê-la.
            É preciso saber o que fazer com o que sentimos. Não só para que muitos movimentos sociais possam começar a ter resultados como também para podermos viver melhor nossas vidas pessoais. Ao saber o que na nossa vida somos a favor podemos ser bem mais eficientes, já que deixaremos de lado o apego ao ódio e passaremos a ser mais construtivos e amorosos. Em vez de sermos contra algo em nossas vidas mentais, que tal se formos a favor daquilo que de fato nos fará bem e nos permitirá crescer? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário