sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pergunta de Leitora - Desolação




Sempre fui uma pessoa idealista e cheia de planos. Queria estudar para atuar em uma profissão que fosse fazer a diferença no mundo e ser uma pessoa plenamente realizada. O tempo foi passando e nunca me formei em nada apesar de já ter começado várias faculdades. Toda vez que começo um curso fico animada e cheia de expectativas e depois, ao longo do percurso, me desinteresso e pulo para outro curso que me parece que vai ser bem melhor para os meus planos. Até mesmo nos poucos trabalhos que tive sempre pensei que não era aquele, mas algum outro que ainda não havia descoberto. O tempo foi passando e hoje estou com 38 anos e nada fiz da minha vida. Me sinto morta por dentro e sem nada. Não sei o que fazer da minha vida.

            Seu email termina de forma bastante deprimida “sinto-me morta por dentro” mostrando que é justamente por dentro, ou seja, no seu interior, que você precisa buscar respostas para saber por que se encontra nessa situação e sair dessa desolação que hoje pauta sua vida.
            Quando você diz que queria uma profissão que fosse fazer a diferença no mundo e trazer realizações isso pode ser entendido de duas maneiras: a primeira é que você é uma pessoa conscienciosa e interessada em fazer algo bom. Já a segunda maneira tem a ver com o fato de você idealizar uma profissão mágica que venha ser a resposta para todas as suas angústias. É claro que se você se apega a uma forma de vida idealizada vai ficar mesmo frustrada.
            Talvez lhe seja interessante se questionar se você não está se deixando empurrar a vida com a barriga até que algo mágico surja e se apresente à sua frente. Será que você não está adiando a sua realização para um tempo futuro que nunca chega e abandonando o tempo presente? Se for, é um péssimo negócio, pois podemos somente viver e se realizar com o presente. Isso não quer dizer não planejar o futuro como se não houvesse amanhã, apenas quer dizer que precisamos viver o hoje, aquilo que temos em nossas mãos.
            De nada adianta pular de um curso para outro ou de um trabalho para outro porque não é fora de você que vai ser possível encontrar a realização. Esta só pode vir de dentro e exige que você empreenda um trabalho de autoconhecimento. Se a vida não está correndo do jeito que você quer, é preciso que você faça algo além de ficar esperando alguma coisa acontecer, porém não basta fazer qualquer coisa, mas fazer algo certo. Talvez para isso lhe seria útil a ajuda de um profissional que lhe ajude a pensar de forma diferente a maneira que você enxerga a sua vida e se relaciona com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário