segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Batalhas




            Livros e filmes de aventuras épicas como O Senhor dos Anéis e Harry Potter fazem grande sucesso entre todos os públicos e também geram enxurradas de críticas da parte de muitos que os consideram levianos e até simplistas. Alguns críticos mais puristas dizem que essas obras não são relevantes para a literatura e prestam enorme desserviço para a educação literária de qualidade. Entretanto, essas obras são importantes porque falam de uma verdade, mas de uma verdade interna.
            Nessas aventuras sempre há forças do bem e do mal lutando para ver quem domina. As batalhas são várias e há perdas em ambos os lados. Seres mágicos e seres horripilantes se digladiam de forma letal. A horda do mal quer destruir tudo e todos, enquanto o lado do bem preza pela liberdade e o direito à vida. Nosso mundo interno, nossa mente, também tem partes que funcionam motivadas pelo desejo de destruição e partes que valorizam a vida e a construção desta. E também, como nestas histórias, vivem ferrenhas batalhas para ver quem domina.
            É evidente que esses seres mágicos e de outro mundo tanto no lado do bem quanto no do mal são representações do que temos em nosso interior. Elfos, orcs, bruxos, feitiços e magos existem de fato, mas não na realidade externa e concreta. São seres dentro de nós. São partes nossas. Sabendo disso não fica então difícil entender porque essas histórias fazem tanto sucesso. Elas servem para nos identificarmos e vermos fora de nós algo que se passa dentro. Essas histórias simbolizam muito bem as lutas que temos que dar conta em nossas mentes.
            Um grande trunfo dessas obras é mostrar que a luta nunca é algo fácil. Não basta apenas ser bom e digno para ser recompensado, mas é preciso também saber lutar, aprender com as experiências e com os erros, não se deixar desanimar e ser perseverante sempre. Ora, é assim que temos que viver e conduzir nossas vidas. Nunca deixaremos de estar lutando dentro de nós e com isso alimentar o lado bom, que nos deixa viver melhor e com maior proveito. É batalha atrás de batalha. Podemos, nessas lutas, vivenciar muitas perdas, mas também poderemos saborear os resultados que é lutar por aquilo dentro de nós que propicia a vida e o encanto por ela. Cabe a cada um decidir que lado irá buscar fortalecer dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário