sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Pergunta de Leitora - Bomba Relógio




O que é amor e amar? Tenho 20 anos e meu namorado tem 29. Temos uma diferença bem grande, mas sempre achei que o amor supera essas coisas. Eu faço faculdade e muitas vezes quero sair com amigos e participar de festas, tudo junto com meu namorado, é claro. Mas ele fala que está cansado, que trabalhou demais e que isso é coisa de adolescentes. Quero sair com minhas amigas, mas ele me impede. Quero viajar, conhecer o mundo, mas ele não tem vontade. Quero mais romance e carinho, mas ele diz que eu exijo demais dele. Ele fala que eu não preciso me preocupar na vida e nem trabalhar, porque vai dar tudo o que eu quero. Ele fala que me quer só para ele. Enfim, gosto mesmo muito dele, mas será que amor é abandonar tudo o que queremos em prol da pessoa amada? Eu faço tudo o que ele quer, mas ele nada faz do que eu quero.

            Será que no amor o desejo de um pode se impor sobre a liberdade do outro? Certamente que não. É claro que por melhor que seja qualquer relação amorosa sempre haverá brigas e mal entendidos, mas daí um dos dois se impor e se tornar carcerário do outro, mostra que é qualquer outro sentimento, menos amor.
            No amor há o encontro do desejo do casal, bem como a compreensão de que sem liberdade não tem como nenhum relacionamento sobreviver. Afinal, numa relação em que predomina o amor não há espaço para controles proibitivos. Ficar presa numa gaiola, mesmo que dourada, não configura amor, apenas prisão. A pergunta, então, que se faz pertinente é: por que você escolheu um homem desses?
            A grande diferença entre vocês não é a da idade, que pode, sim, ser superada, mas a diferença entre os seus interesses na vida. O que você quer, ele desvaloriza e proíbe, tornando vocês dois pessoas bastante distintas. Um terá que dominar e outro ser dominado. Um faz enquanto o outro se submete. Seria bom você refletir em que posição você o coloca. Será a de um pai autoritário? E por que você precisaria de alguém te controlando e te proibindo? São questões que não tem como você fugir para entender o que lhe acontece.
            Agora, você se submeter ao autoritarismo dele faz você preparar para si própria uma armadilha perigosa. Faz você vestir um papel de vítima e ir com o tempo alimentando ressentimentos amargos. Quando fazemos isso conosco preparamos uma bomba relógio que certamente irá explodir e, assim, você colocará nele todas as suas frustrações e o culpará por não ter vivido como gostaria. Para não correr esse risco é melhor avaliar já esse relacionamento. Uma hipótese, e é apenas isso, é que você tenha medo de lidar com seus impulsos e de viver mais livremente a sua vida, bem como lidar com sua fome de viver e por isso coloca uma figura controladora que serve como um policial que te segura. Você tem 20 agora, por isso mesmo não se prepare nenhuma armadilha para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário