sexta-feira, 1 de julho de 2016

Pergunta de Leitora - Ou Um ou Outro



Tenho um filho que é homossexual. Quando eu soube fiquei muito arrasada. O problema é que sou muito religiosa e de acordo com as leis homossexualidade é um terrível erro. Não quero que meu filho se perca e se torne uma pessoa que estrague a própria vida. Não nos entendemos mais, não conversamos mais como antigamente. Estamos distantes um do doutro. Mas é difícil para mim mudar de opinião quanto à homossexualidade. Sempre tive a certeza de que essas coisas só aconteciam quando os pais eram desajustados ou não tinham uma família consistente. Está certo que minha família não é perfeita, mas penso que também não é das piores. Então por que isso foi acontecer? Logo com meu filho?

            É um engano acreditar que a homossexualidade só aparece em famílias desajustadas. Como se ser homossexual fosse uma consequência de um problema familiar ou da falta de firmeza dos pais. Quando o deputado/pastor Feliciano disse que jamais teria um filho homossexual, pois ele saberia criar bem os filhos, é um tolo que não sabe o que diz, ou melhor, é um arrogante que pensa que entende algo que não tem a menor capacidade de entender. Esse engano, de achar que homossexualidade se trata de um desajuste, é fruto do preconceito e da ignorância que advém da arrogância.
            Nas suas palavras, segundo as leis a homossexualidade é um erro. Que leis? Está se referindo as leis da sua igreja? Ou se refere a interpretação que algum religioso que se propõe a falar sobre o que não entende? A vida e variedade de se viver é complexa demais para ser limitada por algumas poucas visões. Ninguém precisa engolir tudo o que é dito em tom de autoridade. Você pode ser religiosa, mas não precisa levar tudo a ferro e a fogo.
            Entender as coisas literalmente e de forma rígida é que é um terrível erro, porque isso torna a pessoa cega e sem capacidade para pensar. Para muitos religiosos a sexualidade tem fins apenas reprodutivos. Ora essa! Que besteira! Freud, em seu famoso texto Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, de 1905, apresentou que a sexualidade vai além da reprodução e que é uma forma de se ligar à vida. Sendo assim, a homossexualidade é mais uma forma de amar e ser amado, já que amar é se ligar a algo. Está na hora de usarmos nossas mentes para se pensar sobre a vida e parar de agarrar ideias pré-concebidas que só carregam nas tintas da ignorância.
            Mudar de opinião é sinal de maturidade e de desenvolvimento. Só não muda de opinião as pessoas mais fracas e mais doentes. Que tipo de pessoa é você? Está na hora de decidir. Você já percebeu isso tanto é que ousou escrever para mim e se expor. Hoje você precisa escolher se vai perder o filho ou a ideia preconceituosa. Os dois juntos não poderá ter. Boa sorte para ser sábia e fazer a melhor escolha para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário