sexta-feira, 29 de julho de 2016

Pergunta de Leitor - Rótulos e Etiquetas




Sou homossexual e convivo com amigos meus que também são gays. Tem um em particular que me tira do sério. Ele adora se exibir e criar constrangimento em todo o mundo. Ele é tipo gay boneca. Grita, faz escândalo, manda beijo teatrais na rua, enfim, faz tudo aquilo que eu não curto e acho que é um exagero. Depois os gays reclamam que são apelidados de maneira pejorativa: bichinha, purpurina, louca, etc. Tenho medo do rótulo e tento viver o mais discreto possível. Só queria dar esse depoimento, que nem todo gay precisa ser exagerado, mas que pode ser digno.

            Nem todo gay é exagerado você diz, mas os gays não são todos iguais. Assim como os heterossexuais que também têm suas diferenças. Aliás, antes de ser homo ou heterossexual se é humano e ser humano é possuir uma variedade de diferenças. Os homossexuais também rotulam outros homossexuais e isso acontece porque rotular é humano, apesar desse ato ser prejudicial.
            Você tem todo o direito por ser discreto. Cada um só pode ser o que de fato é. O que não se pode, no entanto, é rotular o outro ou definir regras gerais. O ato de rotular é uma maneira de nos mantermos distante daquele que julgamos como diferente e errado. É uma forma de negar as diferenças como se só alguns poucos caminhos fossem o correto. O rótulo serve como etiqueta para dizer que aquele lá está errado e não faço parte disso.
            Enquanto o rótulo é amplamente usado isso impede que valores importantes possam ser construídos. Valores como aceitar e acolher as diferenças que só enriquecem a experiência humana. O rótulo é prejudicial porque é causa da exclusão. Seja exclusão por orientação sexual, por pertencer à determinada camada social, por religião, por cultura, etc. A exclusão cega a sensibilidade das pessoas para aquilo que é diferente e desconhecido, criando até mesmo violência.
            Homossexuais que fazem questão de se declararem homossexuais de forma exagerada como você mencionou fazem isso porque sentem, inconscientemente ou não, que não têm o direito de ser homossexuais. Isso não acontece com os heterossexuais que não precisam declarar a sua heterossexualidade, pois sentem que têm garantido o seu direito. Já o heterossexual que precisa declarar a sua orientação exageradamente é porque teme a bissexualidade que existe nele. Porém, qualquer que seja o caso o que mais se faz importante é não haver rótulos. Somos complexos e variados demais para pequenos rótulos ineficientes. 

Um comentário:

  1. Eu sei que na questão do texto acima há o ponto sobre sexualidade. Mas os gays que são exagerados não podem ser apenas uma característica? Há pessoas que falam alto. Há pessoas que tem gestos e forma de se expressas exageradas. Isso não se aplicaria também aos homossexuais? Simplesmente uma maneira de se expressar?

    ResponderExcluir