segunda-feira, 25 de julho de 2016

Natureza Interna




            O filme americano Na natureza selvagem (Into the wild, 2007) baseado no livro homônimo conta a história verídica de um jovem inteligente e recém formado que decide abandonar tudo para ir ao Alaska, longe de todos e de toda a civilização, para entrar em comunhão com a natureza. Conforme ele vai viajando até o Alaska conhece muitas pessoas e lugares e muitas dessas pessoas gostariam de ter com ele um relacionamento mais duradouro e rico, mas ele foge disso tudo e acredita que no meio da natureza selvagem do Alaska vai encontrar o que tanto precisa. Nem ele sabe bem o que procurava, mas podemos entender que procurava ele mesmo.
            Essa história fez e faz muito sucesso. Não são poucos os que se identificam com esse jovem. Isso acontece porque no fundo precisamos ter contato com nossa natureza e que estamos sempre à procura de nós mesmos. Esse jovem teve um final triste e trágico e isso mostra que quando a gente desconhece a própria natureza a chance de nos sairmos mal é muito grande. Essa natureza, que nada mais é do que nossa própria mente, precisa ser trabalhada para que possamos viver melhor.
            Com muita frequência nossa natureza nos assusta. Ter um contato verdadeiro consigo mesmo não é pouca coisa e nem fácil. A tendência é a gente fugir, querer deixar para lá o trabalho que devemos ter para conosco. O problema é que seja para onde for que fujamos sempre levamos nossa mente conosco. Então não tem jeito de fugir de si mesmo. O jovem da história tentava fugir de si mesmo acreditando que ao estar na natureza iria encontrar a paz que tanto desejava. O maior erro dele e que lhe custou caro foi achar que a paz que ele tanto queria ia ser encontrada fora dele e não dentro. A sua vida mental lhe era cheia de impulsos dos quais não conseguia dar conta e o que ele mais queria era fugir do que sentia.
            Aquilo que sentimos pode ser muito confuso e não gostamos de tomar consciência dessa confusão porque esta nos causa um desprazer. Ás vezes o que sentimos nos é intolerável. Porém, não há o que se fazer com o que sentimos a não ser acolher e aprender a tolerar para que isso tudo possa ser transformado. Fugir do que sentimos não leva a nada e é inútil. E mais, ninguém poderá dar conta por nós do que sentimos. Esse é um trabalho individual, afinal ninguém pode sentir por nós. Nossa natureza (mente) pode ser muito selvagem e cheia de perigos e armadilhas e então entendê-la se faz mais do que necessário. É imperativo aceitarmos nossa natureza para que possamos trabalhar com ela e viver com ela. O mais importante, contudo, é sabermos que essa natureza está dentro de nós e que de nada adianta procurarmos por respostas fora de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário