segunda-feira, 18 de julho de 2016

Perceber os Sinais




            Há inúmeras pessoas que reclamam que suas vidas sofrem muitos e variados reveses. Sentem-se azaradas e utilizam o sofrimento com certo gozo masoquista. Lamentam que as coisas nunca são como gostariam que fossem e que os resultados de muitos projetos nunca são plenamente satisfatórios. Muitas se sentem enganadas por pessoas que em princípio julgavam confiáveis e depois lhe passaram a perna, outras faziam tantos planos em cima de alguma determinada ideia e quando esta não se prova boa desmorona-se parte da autoconfiança. Enfim, a vida conta mesmo com muitas adversidades.
            Claro que é plenamente possível alguém se enganar sobre uma outra pessoa ou sobre alguma ideia ou plano e ficar frustrada com isso. Afinal, não temos bola de cristal e muitas vezes o que parecia estar indo tão bem se mostra um fracasso ou engano. Faz parte do jogo da vida se enganar e aprender com os enganos. No entanto, há muitos enganos que poderiam ser evitados se as pessoas tivessem percebido ou levado em consideração os sinais que estavam disponíveis, mas que foram inadvertidamente ignorados.
            Essas pessoas que poderiam ter previsto e evitado alguns de seus reveses não o fizeram porque ficaram tão apegadas naquilo que queriam que deixaram de tomar consciência da realidade. Quando rejeitamos e negamos a realidade a chance de algo dar errado é grande. Para se viver bem é preciso levar em consideração os sinais que a realidade fornece e não se apegar apenas à ilusão do que queremos. Viver em ilusão é evitar crescer enquanto que se tornar sensível aos sinais favorece o amadurecimento emocional.
            Termino com uma anedota que mostra bem o quanto deveríamos nos sensibilizar para os sinais que recebemos para evitarmos muitos aborrecimentos: Uma pessoa fica presa numa enchente que circunda sua casa e diz para si mesma “Se deus existe, ele me salvará” Nesse momento um bombeiro vai até a sua casa e pede que a pessoa deixe o local, mas esta responde “Se deus existe, ele me salvará”. O nível de água sobe mais e uma equipe de salvamento aproxima-se com um bote para o resgate, mas a pessoa diz “Se deus existe, ele me salvará”. Finalmente a água obriga a pessoa se refugiar em cima do telhado de sua casa e um helicóptero aparece para ajudar e concluir o resgate, mas a pessoa recusa a ajuda e diz “Se deus existe, ele me salvará”. Com isso a pessoa cai na água e morre afogada. Vai para o outro mundo e encontra-se com deus. Fica furiosa e pergunta petulante por que deus não a havia salvado. Deus responde “Como assim não te salvei? Eu mandei aviso pelo bombeiro, por uma equipe de resgaste e até por um helicóptero, mas você que não quis me ouvir”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário