segunda-feira, 20 de junho de 2016

Uma Boa Perspectiva



Como seres humanos nossa grandeza não está em sermos capazes de refazer o mundo, mas de refazer a nós mesmo. (Gandhi)

            Com essa simples frase Gandhi mostrou como essa capacidade de se refazer é sem dúvida uma das nossas maiores riquezas. Achamos, erroneamente, que precisamos consertar o mundo, fazer isso ou aquilo de maneira grandiosa, quando na verdade, o que mais se faz necessário, é que possamos nos refazer eficientemente. Todas as grandes mudanças são de dentro para fora, ou seja, não dá para querer mudar o mundo se dentro continua o mesmo cenário. Falta às pessoas compreender isso.
            Como psicoterapeuta recebo muitas pessoas em meu consultório que chegam em estado de grande sofrimento e apreensão. Sofrem por não conseguirem entender o que se passa consigo mesmas e ficam apreensivas por não saberem se seus males serão resolvidos a contento. Ficam com muita ansiedade por temerem que não venha ser possível se reestruturarem de uma forma mais favorável. Aliás, quando uma pessoa sofre psiquicamente é porque está precisando se reorganizar. Uma má organização interna pode levar a um viver a vida de maneira ineficiente, que é justamente o que causa o sofrimento psíquico.
            No entanto, por piores que sejam nossos sofrimentos e dores podemos fazer algo. Não quer dizer necessariamente que tudo acabará e a pessoa ficará nova em folha. Isso não existe e nem tem que ser assim. O que pode de fato ocorrer é que podemos nos refazer, por piores que sejam nossas angústias. Devemos cada vez mais nos atentar para a possibilidade que cada um carrega dentro de si, essa preciosidade sem preço, que é podermos nos refazer e corrigir o rumo. O pior problema não é pegar uma estrada errada e que não leve a lugar algum, mas permanecer nela quando se é possível tomar outro caminho. Para isso precisamos ser grandes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário