sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pergunta de Leitora - Talento e Desejo



Tenho uma neta de nove anos que é um verdadeiro talento ao piano. Eu também fui e toco muito bem até hoje, mas devido ao casamento e algumas escolhas erradas nunca segui carreira como era a minha vontade. Minha neta faz aulas desde seus cinco anos e ela é muito boa mesmo. Tenho sonhos que ela se desenvolva cada vez mais, mas para a minha surpresa ela quer parar com o piano. Creio que isso aconteça porque meu genro não liga para artes e acha música uma bobagem. Não nos damos bem e acredito que ele queira me contrariar. Não vou permitir que isso aconteça e se tiver que brigar, brigarei. Minha neta não pode cometer os mesmos erros que cometi e lutarei para que ela seja uma pianista porque sei que tem talento. Para mim ela diz que simplesmente não quer mais. O incentivo ao talento é de suma importância. Acha que faço bem?

            O talento é coisa rara e deve sempre ser incentivado, porém incentivo não significa obrigação. Se tocar piano se tornar uma obrigação perderá toda a atração e correrá o risco de ser visto como uma experiência torturante. A obrigação afasta e assusta enquanto o incentivo cria possibilidades.
            O que você precisa responder é porque é tão imperioso assim que sua neta seja uma pianista. Esse tem que ser um desejo dela e não seu. É necessário diferenciar que a história dela não é a sua, senão você corre o risco de desejar por ela e afastá-la de você. Se você puxar de um lado e o pai dela de outro essa menina vai sofrer muito e ficará cada vez mais confusa. Ela precisa se conhecer para saber o que quer e isso leva tempo, ainda mais para uma menina de apenas nove anos.
            O fato de sua neta ter talento não significa que ela não possa escolher outra trilha. Se ela decidir seguir outro caminho não há nada que você possa fazer, a não ser aceitar. Na verdade você já sabe disso senão não teria me escrito com essa pergunta. Você mesma sabe que não faz bem quando força o que não lhe pertence. Talvez você quisesse que eu fosse seu cúmplice para ficar com a consciência apaziguada.
            Não sei quais foram seus erros e se foram realmente erros, mas você precisa lidar com sua vida e encontrar um meio de viver em paz que não implica em controlar os caminhos dos outros. No filme Gênio Indomável (1997) um talentoso e genial jovem é dirigido por seu professor para ser um grande matemático, só que esse jovem com capacidades excepcionais decide viver outras coisas e da maneira dele. Essa decisão contrariava seu professor e mentor, mas o jovem aprendeu que sua felicidade é mais importante que qualquer outra coisa. A única coisa que você pode fazer é mostrar que o piano está disponível. Agora, o que ela quer ou precisa na vida, depende apenas dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário