segunda-feira, 13 de junho de 2016

Psicanálise e Sociedade



            Já ouvi incontáveis críticas à psicanalise. Algumas são muito interessantes e fazem sentido, mas muitas são inúteis, pois têm como único objetivo serem destrutivas e baseadas em uma visão míope de como a psicanalise é na realidade. Uma delas diz que a psicanálise faz muito pouco ou quase nada de bom em termos sociais, que ela é muito individualista. Afirma que seu alcance é muito curto, que pouco atinge o coletivo, já que se trata frequentemente de sessões onde o analisando vai sozinho e fica só. Nada disso faz o menor sentido e refere-se muito mais ao preconceito e ignorância sobre a psicanalise do que de fato uma crítica válida.
            Quando uma pessoa cuida de sua mente ela cria novas maneiras de se relacionar com o mundo. É claro que não há garantias, mas uma pessoa que olha para si mesma, para sua mente, tem mais chances e mais recursos de construir relacionamentos mais sadios e frutíferos. Uma pessoa que sabe se cuidar não aceitará qualquer coisa e qualquer relação, porém desejará o melhor para si e entenderá também o quanto se faz importante respeitar o outro, pois é fato que se alguém se respeita sabe como respeitar o próximo. Vislumbrando essas caraterísticas dá para perceber o quanto a psicanálise pode desempenhar um papel importante que ultrapassa os limites do consultório e abrange toda a sociedade.
            Quem se cuida saberá cuidar melhor do que está fora de si. Isso não é um bem social? Não é algo que afeta de forma positiva as formas de se relacionar entre os indivíduos? Portanto, dizer que a psicanálise é de alcance curto é uma tremenda bobagem de quem não sabe o que fala. Acreditar que algo que acontece dentro de um pequeno consultório fica apenas lá, é desconhecer que podemos levar toda uma nova maneira de pensar e de digerir os acontecimentos em nossas mentes para onde quer que a gente vá. A psicanálise ultrapassa os consultórios.
            Outra crítica é que a psicanálise é meio que uma atividade supérflua e não uma real necessidade. Ora, nada poderia ser mais enganoso que isso. Cuidar da nossa própria mente, nosso bem mais precioso, pode ser considerado algo supérfluo? Muito pelo contrário. É algo de extrema importância e necessidade. Quem não aprende a desenvolver consigo meios mais eficientes de viver, desperdiça a vida e corre um risco bem maior de desperdiçar a vida dos outros também. A ignorância nunca é uma boa base para ser fonte de críticas. E hoje, mais do que nunca, a sociedade está necessitada do saber que a psicanálise pode proporcionar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário