segunda-feira, 6 de junho de 2016

Preparação para o Amor



            Inúmeras pessoas lamentam, principalmente próximo ao dia dos namorados, não ter um companheiro amoroso. Querem de todas as maneiras encontrar alguém que muitas vezes caçam parceiros desesperadamente, sem nem ao menos se darem conta do que estão fazendo. Evidentemente “caçadas” assim tendem a fracassar, o que por sua vez aumenta ainda mais o sentimento de solidão e urgência em se encontrar novos parceiros. Vira um círculo que só traz dor e arrependimentos.
            Um antigo provérbio hindu diz que quando o discípulo está pronto o mestre aparece. Isso é o que acontece no amor. Quando alguém está realmente preparado para viver o amor este pode acontecer. No entanto, ocorre que apesar de muitos se acharem preparados para vivê-lo estão na verdade se enganando porque esperam que o amor seja como o idealizam e não como pode ser na realidade.
            A verdade é que as pessoas não estão preparadas para viver o amor possível. O que há de príncipes e princesas encantados idealizados não dá para contar. Só que estes mesmo príncipes e princesas não existem e nem têm como existir. Espera-se do amor coisas que o amor não é. Isso tudo leva a uma grande frustração e ao sentimento de fracasso. Porém, se aprendermos a nos relacionar melhor com a realidade e deixarmos de lado as idealizações o amor pode ser uma esperança e alimento para a vida.
            Precisamos nos preparar para o amor e fazemos isso à medida que cuidamos de nós mesmos, procurando sempre nos tornar uma pessoa melhor. Melhor não no sentido de agradar o outro, mas no de desenvolver as nossas potencialidades e sermos de fato quem podemos ser. Quando nos abrimos à nossa própria vida nos tornamos pessoas melhores. Quando as experiências de vida são fonte de enriquecimento e não de amargura podemos revelar o que há de mais belo em nós e nos tornamos pessoas interessantes. Não existe pessoa mais atraente do que uma pessoa verdadeira. Não devemos correr atrás do amor, o que podemos fazer é nos preparar em sermos sempre melhor e com certeza o amor surgirá. Parodiando o provérbio hindu citado acima podemos dizer: quando a pessoa está pronta o amor aparece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário