sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pergunta de Leitora - O Real Valor



Tenho 40 anos e sempre fui uma pessoa estudada e academicamente sou importante. Tenho títulos e por algum tempo sempre tive reconhecimento de amigos e parentes, que sempre paravam para me escutar. Todos me levavam a sério. Hoje já não é mais assim. As pessoas se afastam de mim e não querem mais participar da minha vida. Ouço que falam de mim e que sou chata e percebo que até mesmo caçoam de mim. Isso vem me enfurecendo e ao mesmo tempo me deixando só. Só queria que gostassem de mim e que reconhecessem o meu valor, que vissem que sou uma pessoa com muitas conquistas. Estou cada vez mais ficando só e quando vejo algumas pessoas juntas e felizes fico mal. Não sei o que me acontece e menos ainda o que devo fazer.

            Por que será que as pessoas se afastam de você? Ou será que podemos mudar essa pergunta para será que você tem alguma responsabilidade em afastar as pessoas de você? A pergunta certa é fundamental para que possamos encontrar a resposta certa e assim deixarmos de nos enganar. Nada pior do que o autoengano e se perpetuar nele.
            Pelo o que escreve posso perceber que existe em você uma necessidade de ser reconhecida. Claro, isso existe em qualquer um e não tem nada de mais, mas dependendo do ponto essa necessidade pode passar dos limites e se tornar inconveniente. A necessidade de reconhecimento pode levar à exigência do reconhecimento e isso pode deixar tudo muito chato e tornar o relacionamento insuportável. Será que é isso que acontece?
            Se for este o caso você deve pensar porque depende tanto do reconhecimento das suas conquistas a ponto de insistir nisso. Provavelmente você não desenvolveu um auto olhar que lhe permita reconhecer você e seus valores pessoais e quando não recebe o que espera ou idealiza se enfurece prejudicando a maneira que vai se ligar consigo e com os outros. Talvez possamos até mesmo pensar que até agora você nunca aprendeu a se relacionar, mas apenas a ver o outro como plateia para suas conquistas.
            Ao usar os outros como audiência para os seus feitos impede que um relacionamento possa se desenvolver. Quando parar de desejar que os outros alimentem a imagem que você tem de si mesma abrirá espaço para uma nova imagem surgir e esta, sim, muito mais favorável. Quem sabe ser você mesma e não os seus títulos possam aproximar as pessoas de você, possam deixa-las interessadas na pessoa que você é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário