sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pergunta de Leitora - A Fonte da Juventude



Tenho 20 anos e sou estudante universitária do curso de letras. Comecei há pouco tempo fazer terapia, mas fico muito incomodada na sessão porque as vezes não sei o que falar, apesar de sentir que há todo um mundo dentro de mim. Já quis escrever uma carta e entregar para meu psicólogo ler e me entender, mas será que posso fazer isso? Tenho medo de ele achar que isso é algo infantil, mas me dou muito melhor com as palavras do que com a fala. O que o senhor acha?


            Escrever é uma arte e a escrita das epístolas (cartas) serviram como meio de comunicação entre várias pessoas pelo mundo afora. Freud, criador da psicanálise, por exemplo, mantinha correspondência com muitos conhecidos e desconhecidos e essa atitude lhe foi muito proveitosa. Outro exemplo, no novo testamento, as epístolas são partes importantes da formação de novas ideias das comunidades que se criavam.
            Se para você o recurso da palavra escrita lhe é possível e agradável, por que não fazer uso dele? Se a melhor maneira que você tem para se comunicar é escrevendo isso tem que ser levado em consideração. Ao escrever o escritor se reinventa e organiza o caos que está dentro de si. Há pessoas que escrevem porque a escrita já é uma terapia.
            Desapegue-se da ideia que você tem do que seja uma sessão de psicoterapia. Talvez você acredite que precise falar verbalmente e que se assim não ocorrer não haverá terapia. Para a psicanálise não importa a palavra em si, mas o sentido que a palavra carrega. É nas entrelinhas das palavras que a sessão ocorre e independe se essa palavra seja verbal, escrita ou até gestual.
            Não sei como é seu psicólogo, mas é importante que ele te “leia” e que nesse sarau o encontro analítico ocorra. Encontro que está sempre em busca de uma compreensão e aceitação, com o analista te ajudando você mesma se ler e se aceitar. A gente não deve nunca desperdiçar os nossos dons, já que estes são as verdadeiras riquezas que existe no mundo. Para o escritor escrever não é luxo, mas necessidade e quando ele escreve descobre a fonte da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário