segunda-feira, 9 de maio de 2016

Derrota é diferente de Fracasso



            Há uma grande diferença entre a derrota e o fracasso. Apesar de, erroneamente, essas duas palavras serem usadas como sinônimos elas têm uma enorme diferença. Enquanto a derrota está ligada a não ter vencido uma batalha, em não ter conseguido o que se queria, o fracasso está ligado a desistência ou em nem mesmo se tentar algo por medo de não dar certo. A derrota implica uma posição ativa e o fracasso uma passividade.
            A derrota faz parte da vida e não há ninguém que não a tenha tido por companhia em um dado momento quando não havia conquistado o que tanto desejava. Quando a gente se permite viver, a derrota é um risco pois sempre tem possibilidades de ocorrer. Quem se coloca disponível para viver um relacionamento, por exemplo, sabe que algo pode não ir muito bem e esse relacionamento não dar certo ou trazer dor. A pessoa foi derrotada, mas pode usar dessa experiência para se tornar mais sábia e mais forte. Numa próxima vez estará mais preparada e poderá fazer bom uso da antiga derrota. Não só nas coisas do amor isso vale, porém em tudo o mais onde a derrota pode ser algo usado para nos impulsionar. Vivendo e aprendendo.
            Já o fracasso tem a ver com a atitude passiva de nada fazer para não correr o risco de sofrer uma derrota. É o medo paralisante que impede a pessoa aprender com as próprias experiências de vida. O fracasso é nem mesmo ter tentado. É uma atitude nociva porque impõe medo das lutas que fazem parte da vida. No fracasso nada pode ser aprendido, afinal a pessoa nem vive a experiência. O comodismo de jamais ter perdido nada é uma das piores coisas que alguém pode se agarrar. Fica-se a sensação de se estar protegido enquanto na verdade a pessoa está morta para a vida apesar de continuar andando, comendo e falando.
            Não devemos temer as derrotas, pois são as cicatrizes das batalhas que nos permitem entender que nossa história é real e que da nossa história podemos tirar grande aprendizagens. A derrota foi feita para ser acolhida e nos preparar para o futuro que ainda temos. Quem não admite a derrota não tem futuro e se esconde da vida. Assumir a derrota não significa não ter medo, mas apenas não se deixar imobilizar por ele. O pior fracasso na vida é jamais ter se permitido lutar. Estes indivíduos jamais perderam, porém nem mesmo viveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário