segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pais e Filhos



Antes do nascimento e muitas vezes antes mesmo da gestação, é bastante comum que inúmeras expectativas sobre o filho surjam e se fixem tanto no pai quanto na mãe. Essas expectativas são formadas por sonhos e desejos que fazem parte da história de vida de cada um e que pode influenciar sutil ou violentamente o futuro dos filhos.  Por isso mesmo é importante que os pais se façam conscientes sobre o que de fato desejam para o filho.
            Passando pela escolha do nome, ao tipo de roupa que vai usar, qual escola vai frequentar, para que time vai torcer, enfim, todos esses detalhes estão ligados ao que os pais esperam de seus rebentos. Geralmente, os pais quererem que os filhos sejam de um jeito ou outro é para compensar o que sentem que foram fracassos em suas vidas e dirigi-los para um sucesso que eles próprios não alcançaram.
            Quando os pais buscam triunfar através dos filhos terminam por desejar que estes se tornem grandes personalidades, mais do que meras pessoas, e tentam influenciar desde a profissão que os filhos vão exercer a até mesmo em seus relacionamentos amorosos. Há pais que selecionam um dos filhos para investir maciçamente enquanto os demais são relegados como coadjuvantes. Essas atitudes causam marcas profundas e difíceis de serem superadas.
            Pais que desejam que seus filhos sejam o médico que eles nunca conseguiram ser, o advogado de renome, o artista famoso e popular são histórias que ocorrem em muitas famílias mundo afora. O filho é um objeto que vinga o fracasso real ou imaginário. Como as crianças são dependentes dos pais e querem mais do que tudo agradá-los ficam numa posição complicada não conseguindo enfrentar os desejos paternos. Agir assim com os filhos limita que estes descubram quem de fato são. Os filhos, nesses casos, sabem o que se espera deles, mas eles mesmos não fazem sequer a menor ideia do que podem de fato vir a ser. Os pais precisam trocar suas expectativas irreais por uma sadia curiosidade em acompanhar os filhos nessa jornada de autodescoberta. Assim, inúteis tensões e crises futuras poderão ser evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário