sexta-feira, 29 de abril de 2016

Pergunta de Leitora - Encaixe



Sou muito tradicional. Não consigo aceitar algumas “modernidades” muito bem. Vejo que hoje em dia muito se tem discutido sobre os homossexuais. Eu acredito que eles sejam doentes e que necessitam de tratamento, pois não é natural alguém ficar com outro do mesmo sexo. Se analisarmos bem homem e mulher se encaixam perfeitamente biologicamente. Seja Deus ou a natureza que assim quis não importa mas o que importa é que isso é inegável. Quando dois homens ou duas mulheres ficam juntos não há encaixe. É um tipo de “gambiarra”, ou seja, um arranjo mal feito. Sinto muito dizer assim mas é como vejo as coisas e isso é a biologia quem diz. Como pode os psicólogos não verem isso?

            O sexo é tão complexo que relacioná-lo apenas à biologia é tal qual tapar o sol com a peneira. Não vai funcionar. Claro que o sexo tem a ver com a biologia também, mas a ultrapassa e depende de tantas variáveis que fica ingênuo até em falar em sexo já que este se tornou sexualidade.
            Se funcionássemos tão somente através da biologia, assim mesmo, a sexualidade seria algo complexo e múltiplo, porém contamos também com a mente e esta cria e alimenta fantasias e desejos sem os quais a sexualidade humana não existiria ou seria bem mais empobrecida. A sexualidade, aliás, tem a ver com a cultura de cada povo e com a forma com que a sociedade em dado momento se organiza, bem como com as características individuais de cada sujeito. Enfim, a sexualidade é um fenômeno biopsicossocial. Bom, já deu para ter um ideia que falar sobre sexualidade de forma simplista não dá.
            Homossexualidade é mais uma forma entre inúmeras outras de se relacionar, de viver e de amar. Você pode até não gostar e achar que se trata de algo “ilegal” como uma “gambiarra”, mas a maneira como cada um pode viver a sua vida e se realizar independe de você. E ao contrário do que você imagina você não pensa que a homossexualidade seja uma doença, você simplesmente a condena como tal. Provavelmente condena porque teme a complexidade e variedade do psiquismo, especialmente o seu próprio.
            Para sermos de fato humanos necessitamos aceitar o psiquismo e sua influência em nossas vidas. Do contrário corre-se o risco de se cair na onipotência e condenar ao invés de pensar. A força da nossa capacidade em criar é tão imensa que é capaz de inventar encaixes onde parecia não haver encaixe algum. A riqueza e força do humano está justamente na sua possibilidade de se reinventar e escrever a própria história. Em outras palavras, o humano só pode existir enquanto se realiza como ser biopsicossocial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário