segunda-feira, 25 de abril de 2016

Educação e Contenção



            Hoje em dia não dá mais para contar os atos de pessoas sem a menor educação criando cenas grotescas a torto e a direito. Cada vez mais, pessoas com altos cargos e posições, estão sem a menor decência e acabam por virar um bando de crianças mal criadas, daquelas que ninguém suporta e quer receber em casa. Para pessoas assim, falta educação e esta implica uma mente capaz de contenção.
            Deputados elogiando a tortura e outros cuspindo. Atores cuspindo nos outros devido a divergências políticas e outros, nem tão famosos assim, provocando celebridades até um ponto de tensão insuportável. Nas redes sociais (nem se fala) sobra troca de farpas e xingamentos da pior espécie. O que é isso tudo? Falta de contenção.
            Na vida nem tudo se pode, no entanto essa máxima vem sendo esquecida e ignorada vergonhosamente. Sempre haverá pessoas a dizer besteiras por aí e sempre seremos provocados e convidados a perder a linha proferindo grosserias que só nos empobrecem. Contudo temos uma escolha e o que vai definir que escolhamos tal ou qual caminho é o nosso nível mental, ou melhor, a nossa capacidade de contenção.
            O problema é que muitos confundem contenção com repressão e como ninguém quer se sentir reprimido crê que tem que fazer tudo que tem vontade, sem nada conter e daí nascem essas cenas lamentáveis. Viver reprimido é uma violência onde alguém não pode se manifestar e ser si mesmo. Isso é doentio e acaba com a vida. Agora, acreditar que nada do que se sente precisa ser guardado também é doentio.
            Quando educamos crianças dizemos a elas que é preciso tolerância e que algumas coisas é melhor conter, principalmente nossa agressividade. Caso contrário viveríamos numa sociedade em que tudo é permitido, até mesmo a mais baixa e grave violência. Viver em sociedade requer aprender a ética da contenção. Infelizmente, faltam pessoas crescidas nesse mundo, capazes de se portar como gente, e sobram moleques desbocados. Devemos sempre avaliar qual a ética que usamos ao nos relacionarmos com nossos amigos, colegas, vizinhos e familiares. Será que nessa nossa ética existe contenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário