sexta-feira, 15 de abril de 2016

Maternidade e Justiça



Por mais que todas digam que amam igual, sempre noto que as mães amam muito mais os seus meninos! Sou mulher entre 4 homens. Sempre fui dedicada, obediente, não fazia bagunça, diferente dos meus irmãos que sempre estavam brigando e se enfiando em encrencas. Nunca os vi apanharem da minha mãe, ela passava a mão na cabeça deles em tudo. Quanto a mim me batia muito, me colocava para fazer todos os trabalhos domésticos. Lembro quando ela fazia frango e separava os melhores pedaços para meus irmãos e meu pai. Eu e ela comíamos o que sobrava. Hoje meus irmãos são homens, se casaram mas continuam iguais, têm filhos fora do casamento, ficam em bar jogando e enchendo a cara, nenhum tem profissão. Tratam minha mãe com muita falta de respeito e as mulheres deles também. Sou a única que me formei, trabalho, continuo tratando ela com toda educação e respeito do mundo e em alguns conflitos ela me ataca dizendo que eu quero ser melhor que eles, que eu não gosto deles. Meu pai tentava ser carinhoso comigo mas ela não permitia e ficava muito nervosa quando ele me fazia um elogio, dizia que era para tratar todos por igual... Lembro que ele me comprou uma bicicleta cor de rosa e ela o fez trocar por uma preta com o argumento que assim todos poderiam andar. Mesmo amando minha mãe tenho essas mágoas e queria saber porque as mães preferem os filhos homens?

            Nem todas as mães preferem seus filhos homens ou faz distinção injusta em sua prole, mas assim como tudo na vida, há mães e mães. Infelizmente, você calhou de ter uma mãe que acredita que o valor está no gênero. Ao contrário do que muita gente pensa, mulheres também podem ser machistas.
            As atitudes de sua mãe, bem como sua visão de mundo, têm base na história de vida dela. Provavelmente, o que ela te faz é uma repetição do que foi feito a ela. Quando não elaboramos alguns nós que se formam em nossas vidas a tendência é repeti-los e assim essas questões vão passando de geração em geração. A “cultura” de uma família, de um povo, perpetua-se quando não há elaboração e fica-se fadado apenas a repetir o que já foi feito. Por isso creio que sua mãe foi tratada do mesmo jeito que ela te tratou e te trata.
            Entretanto, você se questiona sobre o por que disso e quer entender o que tudo isso significa. É capaz de pensar de forma diferente da que foi criada e por isso mesmo poderá quebrar esse circulo repetitivo. A questão que você coloca tem menos a ver com o por que as mães preferem os meninos e sim o por que sua mãe fez distinção entre vocês. A mágoa está aí.
            Uma resposta lógica você não vai encontrar, até porque não se trata de lógica, porém se trata de como se formaram as relações na história da sua família e como ficou entendido as diferenças entre os sexos. Agora, mesmo sabendo que a história da sua família é assim não implica que essa seja a sua história única, pois você ainda pode reescrever muitas coisas. Como diria Sartre, filósofo francês, o que importa na vida não é o que nos fizeram, mas o que vamos fazer com o que nos fizeram. Seu caminho é seu e só você poderá se tratar com a justiça que você merece e necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário