sexta-feira, 11 de março de 2016

Pergunta de Leitora - Ser Mulher



Sempre fui uma jovem independente e casamento nunca esteve nos meus planos. Sempre quis viajar e aproveitar a vida. Muitas pessoas próximas a mim não aceitam o meu estilo de vida e acham que logo vou me arrepender por não ter me casado ou até por não ter tido filhos. Mas só de pensar em filhos me dá arrepios. Nunca desejei ser mãe, mas todos fazem isso parecer um terrível pecado. Como se eu não fosse uma boa mulher só pelo fato de não querer filhos. Mas não os quero e não me vejo como mãe. Adoro crianças, mas a dos outros e não quero ter as minhas. É tão errado assim uma mulher não querer filhos? Toda mulher tem mesmo esse desejo por filhos e se não os tiver posso me arrepender? Tenho 39 anos.

            Ideias estereotipadas são bastante perigosas e inúteis. Elas estabelecem falsas verdades do tipo: toda mulher quer ser mãe ou o casamento é uma maravilha para todo mundo. Só que o mundo real e o mundo ideal não andam juntos e haja doses de decepções.
            Nem toda mulher deseja a maternidade. Aliás, nem toda mulher deveria ser mãe. É um erro e algo arcaico acreditar que todas as mulheres são iguais e que a maternidade é uma obrigação. Ser mãe não deveria jamais ser uma obrigação. Quando a mulher ou o homem se veem obrigados a algo a felicidade não tem como existir.
            Você não deseja filhos e por isso mesmo não precisa tê-los. O corpo e a vida são seus e você deve usá-los como melhor lhe parecer. Se você vai se arrepender não sabemos. O que sabemos é que hoje você não anseia pela maternidade e isso basta para não ter filhos. Caso se arrependa, lidará com isso no futuro. Filho não deve ser concebido como um seguro para não haver arrependimento no futuro.
            Assim como filho casamento também não é para todo o mundo. Há os que desejam e podem viver um casamento, porém há outros que ficariam miseráveis caso se encontrassem numa relação marital. Os caminhos para trilhar a vida são variados e não adianta “modelos” de como tem que ser. Cabe a cada um saber de si para melhor entender qual trilha deve tomar. Quem segue a própria trilha não tem arrependimentos ou se tem sabe lidar com eles com mais eficiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário